sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Centenas de baleias morrem encalhadas na costa da Nova Zelândia.


Mais de 400 baleias encalharam nesta sexta-feira (10) em uma praia da Nova Zelândia, e a maioria não resistiu, apesar dos esforços para salvá-las, informou o ministério do Meio Ambiente.

O porta-voz do ministério, Andrew Lamason, disse que 416 baleias-piloto encalharam à noite em Farewell Spit, na região de Golden Bay, na extremidade norte de South Island, uma das principais ilhas do país.

Este é um dos casos mais significativos de mortes de baleias encalhadas no país, onde o fenômeno é relativamente frequente. Apenas em duas outras ocasiões foram registradas mais mortes.

O número de baleias mortas na água é tamanho que os voluntários têm dificuldades para devolver os sobreviventes ao oceano, explicou à AFP um funcionário do ministério.

Mas os voluntários conseguiram colocar na água boa parte das baleias sobreviventes e formaram uma barreira humana para tentar impedir que voltassem a encalhar. 

"Esperamos que a maré as leve mar adentro e que possam seguir", completou a fonte.

Este tipo de baleia é conhecido por sua tendência a retornar para a praia, apesar de ser colocada de novo no mar. Os especialistas acreditam que este pode ser um comportamento para tentar reunir-se com os demais membros do grupo.

Fenômenos anteriores com números maiores foram registrados em 1918, quando mil exemplares encalharam nas ilhas Chatham, e em 1985, quando 450 baleias encalharam em Auckland.

As baleias-piloto chegam a medir até seis metros de comprimento e são a e espécie mais comum na Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário