quarta-feira, fevereiro 08, 2017

UFRN e Universidad del País Vasco iniciam parceria na criação de vacinas.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Universidad Del País Vasco (EHU), da Espanha, deu início a um projeto de produção de vacinas para doenças tropicais negligenciadas.

Essa iniciativa faz parte da Red VLP, que conta com a participação de oito países Ibero Americanos com o intuito da inovação em biotecnologia. O projeto tem o objetivo de juntar universidades, indústrias, centros de investigação e organizações não governamentais para ajudar na produção científica e tecnológica das novas vacinas.

A sociedade civil também terá a oportunidade de participar das atividades, por meio do crowdfunding, uma espécie de financiamento coletivo que vai ajudar a manter os custos das atividades dos pesquisadores.

Na UFRN a iniciativa será coordenada pelo professor Marcelo Silva, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas (DACT), e pelo investigador da EHU, Diego Guerin. Os primeiros protótipos são destinados às doenças de Chagas e Leishmaniose, enfermidades que têm impacto regional e nacional.

A parceria já teve início com a realização de atividades de capacitação dos profissionais envolvidos: cursos, workshops, palestras e reuniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário