sexta-feira, maio 03, 2013

Após teste, Arena Corinthians está pronta para receber vibração da Fiel.

A torcida do Corinthians poderá pular e vibrar com segurança no estádio do clube, que está sendo erguido em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Palco também da abertura da Copa do Mundo de 2014, a arena, com previsão de entrega para dezembro deste ano, passa nesta semana por um teste de vibração forçada.

Desde a última terça-feira, uma máquina que simula carga dinâmica (em movimento) foi colocada na arquibancada do prédio oeste do estádio do Timão. Trabalhando no nível máximo, o aparelho testou como as estruturas da Arena Corinthians vão reagir ao impacto dos torcedores.

- O teste de vibração forçada aplica carga dinâmica para provocar vibração nas estruturas e simular a torcida. A máquina trabalha com vários sensores em diversos pontos e passa para o computador o resultado. Com isso sabemos se há risco de ruptura ou queda. Com certeza, o estádio está pronto - disse Marcos Juliani.

Diretor da IEME, empresa responsável pelo teste, Juliani está acostumado a testar vibrações de torcida nos estádios do Brasil. Já fez isso na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, e no estádio do Morumbi, do São Paulo, por exemplo. Sabendo da fama da torcida do Corinthians, ele trabalhou com o teste em nível máximo.

- Nós levamos em consideração também o estilo da torcida. Mas normalmente testamos com força máxima, dentro de um critério. Nos estádios modernos, nós temos de ter estruturas que suportem esse impacto sem causar desconforto ou pânico no torcedor. E o estádio do Corinthians está dentro do projeto - explicou.

Instalada na última terça-feira, 30 de abril, a máquina que faz o teste de vibração forçada ficará na Arena Corinthians até a próxima terça-feira, dia 7. Depois disso, a empresa passará um relatório para a Odebrecht, com as informações de todos os sensores espalhados pelo estádio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário