quarta-feira, dezembro 05, 2012

Governo anuncia pacote de R$ 100 bi e corte de juros para empresas.

O governo anunciou nesta quarta-feira (5) novas medidas para estimular os investimentos no país. Uma delas é um pacote de R$ 100 bilhões em financiamento para empresas em 2013, com juros reduzidos e prazos mais longos.

A outra é a redução dos juros cobrados em empréstimos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para empresas. A chamada Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) cai de 5,5% para 5% ao ano a partir de janeiro, permanecendo no menor nível da história.

Ao anunciar o pacote, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o objetivo do governo é fazer o investimento crescer 8% em 2013.

"Para viabilizar o crescimento da economia de 4% em 2013 é preciso impulsionar o investimento, que deve crescer em torno de 8%", disse o ministro. "Os investimentos gerais requerem planejamento das empresas e elas têm agora um parâmetro para isso", disse, acrescentando a importância de que o setor privado participe.

A redução da TJLP, segundo Mantega, foi decidida pelo governo para "baratear" as outras linhas de financiamento do BNDES, além das linhas do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) 2013, que também foram anunciadas nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário