sexta-feira, dezembro 07, 2012

Sessão na Câmara busca fazer reparação histórica dos cassados pelo regime militar.

Marcada por grande emoção, a Câmara realizou, ontem quinta-feira (6), sessão solene de homenagem e de devolução simbólica dos mandatos dos 173 deputados federais cassados ao longo de quatro legislaturas entre 1964 e 1977, durante o regime militar. Deputada Fátima Bezerra participou da solenidade.

Desses deputados, 28 estão vivos, e 18 participaram da solenidade. Entre eles, Plínio de Arruda Sampaio, Almino Afonso e Lígia Doutel de Andrade. Os demais foram representados por familiares.

Ao abrir a sessão de homenagem, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) afirmou que a devolução simbólica dos mandatos é um ato “que busca apagar a atitude autoritária e que muito nos envergonha”. Marco Maia ressaltou ainda que os deputados cassados “foram calados, não pelo debate, mas por ideias que dispensaram o voto e se impuseram pela força”.

Durante a homenagem, o deputado Domingos Dutra (PT-MA), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), afirmou que “a devolução, mesmo simbólica, corrige injustiça”. Ele agradeceu a todos os deputados cassados por enfrentarem o arbítrio na defesa de uma pátria livre para todos. “Agradeço aos brasileiros e brasileiras que foram vítimas da barbárie, que colocaram em risco a própria vida na luta por um Brasil soberano e democrático”, frisou o petista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário