segunda-feira, março 04, 2013

Sem candidato favorito, cardeais se reúnem amanhã para preparar conclave.

A primeira congregação de cardeais preparatória do conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI foi iniciada nesta segunda-feira na Ala Nova do Sínodo, no Vaticano, poucos minutos depois das 5h (de Brasília).

Aproximadamente 150 cardeais, dos 207 que compõem o Colégio Cardinalício, estão presentes nesta primeira congregação, mas o esperado é que o restante chegue entre hoje e a próxima quarta-feira.

Esta primeira reunião ocorre quatro dias depois que a Igreja entrasse em período de Sé Vacante. Segundo o cardeal decano, Angelo Sodano, de 85 anos, a data do início do conclave só será definida no momento em que todos os purpurados eleitores estiverem presentes, mas tudo indica que o procedimento começará no dia 11 de março.

Dos 207 cardeais que conformam o Colégio Cardinalício, 117 possuem menos de 80 anos. A norma vaticana contempla que só podem entrar na capela Sistina, lugar do conclave, os purpurados com menos de 80 anos. Os outros, embora não possam votar, podem ser escolhidos pontífice e participar das reuniões preparatórias.

Os cardeais também devem se concentrar na tarde desta segunda-feira, na segunda congregação preparatória, que se prolongará nos próximos dias.

Nestas congregações (reuniões), os cardeais abordam os assuntos da Igreja prévios ao conclave. Além de fixar a data do início do processo de votação do novo papa, esses encontros também servem para que os cardeais possam se conhecer melhor, comentar a situação da Igreja e desenhar o perfil do próximo papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário