segunda-feira, maio 05, 2014

Uso de aplicativo está ligado a doenças ósseas e musculares.

Há algumas semana, a produtora de conteúdo para redes sociais Fernanda Matos começou a sentir dores intensas nas mãos e braços. O mal-estar era tamanho que nem para dormir ela conseguia relaxar. 

Depois de uma visita ao médico, descobriu que estava com uma inflamação cervical gerada pelo excesso de trabalho com os dedos e a postura diante do computador. 

Em janeiro do ano passado, Joana Oliveira, 32, que trabalhava como digitadora, começou a sentir dores nos dedos das mãos. Uma consulta e o exame de imagem mostrou que a causa do desconforto era uma inflamação severa nos tendões, conhecida como tendinite. 

Tanto Joana como Fernanda são vítimas de uma síndrome da atualidade, que reúne um grupo de doenças - tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, síndrome do pronador redondo, mialgias - que afetam músculos, nervos e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarregam toda a movimentação musculoesquelética. 

Conhecida como Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho(Dort), ela recebeu um novo nome que faz referência ao hábito de manter a comunicação através das mensagens enviadas pelo aplicativo whatsapp, a ‘Whatsappite’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário