domingo, abril 05, 2015

Tecnólogo em Agroecologia é exemplo de vida.

Casado com Joseane Dantas, pai de dois filhos: Leandro e Talisson, 27 anos de idade. Estamos falando de Pedro Leandro Dantas Pereira, um dos formandos da Turma do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Picuí/PB.

Pedro é descendente de uma família campesina de Carnaúba dos Dantas, município do Rio Grande do Norte. Um rápido olhar sobre a toponímia da região percebe-se que o sobrenome Dantas é a principal referência familiar que contribuiu para o povoamento da região.

Antes de vir pro ensino superior no IFPB, ele obteve formação na área técnica em Agropecuária, na Escola Técnica de Jundiaí, localizada em Macaíba(RN). “Minha vida acadêmica desde a infância foi em escolas públicas”, informou Pedro.

Ele acrescentou que com o oportuno surgimento do Sisu – Sistema de Seleção Unificada, ele foi beneficiado por mérito, concluindo o ensino técnico, em 2010 e ingressando no ensino superior, no Campus Picuí, em 2012, no Curso de Tecnologia em Agroecologia.

Recém concursado pela Prefeitura de Alta Floresta, ele já atua profissionalmente na Secretaria Municipal de Agricultura desenvolvendo atividades afins a sua formação.

“Trabalho especificamente na área de projetos de agricultura orgânica e agroecológica” ressaltou Pedro, ao referenciar as atividades pertinentes as políticas públicas que a Prefeitura desenvolve na região, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Pedro, que também é concursado pela Universidade Federal de Sergipe e aguarda ser chamado como técnico em Agropecuária, se diz agradecido ao IFPB que trouxe para a região essa oportunidade de habilitação e capacitação profissional, evitando seu deslocamento para outras localidades como Mossoró e Natal.

“Essa é uma experiência pessoal e que reflete o privilégio de muitos jovens dessa região”, testificou Pedro ao enaltecer o Campus Picuí com seus professores (mestres e doutores) e seus laboratórios com tecnologia de ponta.

“Eu creio que a agricultura é a base da economia do Brasil”, finalizou Pedro fazendo uma reflexão sobre a importância do campo para o desenvolvimento de qualquer nação. Para o formando, o Brasil é uma boa referência em matéria de recursos naturais disponíveis. “E é, justamente, nesse quesito que podemos ver claramente a missão do IFPB na formação de tecnólogos multiplicadores de uma nova cultura agropecuária sustentável contribuindo, fortemente, para que a base econômica do nosso país seja viável”, concluiu. Via IFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário