quinta-feira, abril 09, 2015

TESTE DÁ NOVA ESPERANÇA SOBRE EFICÁCIA DA IMUNOTERAPIA CONTRA AIDS.

Cientistas conseguiram fazer HIV sair de 'esconderijo' para combatê-lo (Foto: SKU/Science Photo Library)
Concepção artística do HIV

Um teste promissor com anticorpos monoclonais, capaz de combater o vírus da Aids por várias semanas, mostrou um novo caminho na luta contra o HIV através da imunoterapia, segundo a revista científica “Nature”. A pesquisa foi liderada pelos cientistas brasileiros Marina Caskey e Michel C. Nussenzweig.

A técnica de imunoterapia consiste em estimular o sistema imunológico para tratar um agente infeccioso ou células cancerígenas. O método se desenvolveu até hoje principalmente na luta contra o câncer.

No combate à Aids, as primeiras gerações de “anticorpos monoclonais” – eles levam esse nome porque são produzidos a partir de uma única linha de células – provaram ser ineficazes e decepcionantes.

A via da imunoterapia foi abandonada em favor do desenvolvimento de coquetéis de medicamentos antirretrovirais, capazes de amordaçar a doença de forma muito eficiente, mas até agora incapazes de erradicar completamente o HIV.

Isso pode mudar após um teste conduzido em alguns pacientes por uma equipe composta principalmente por pesquisadores da Universidade Rockefeller, em Nova York – detalhado nesta quarta-feira (8) em uma carta publicada pela “Nature”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário