sexta-feira, abril 26, 2013

Dilma confia em acordo entre vale e Argetina.

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, revelou na noite desta quinta-feira, em Buenos Aires, que confia em um acordo entre a Vale e o governo argentino em torno do megaprojeto de extração de potássio no território argentino. “Temos a firme convicção de que a Vale encontrará o melhor caminho possível para chegar a um acordo com a Argentina”, disse Dilma no Salão Sul da Casa Rosada, sede do governo argentino.

A mineradora Vale confirmou diante de uma comissão do Congresso argentino, em 9 de abril passado, o abandono do projeto Rio Colorado, de extração e transporte de potássio, um insumo-chave para a indústria de agroquímicos. Segundo a Vale, a decisão foi tomada diante da elevação do custo previsto, que passou de 6 bilhões para 12 bilhões de dólares.

Dilma e a presidente Cristina Kirchner concederam uma entrevista coletiva ao final de uma extensa jornada de oito horas de reuniões. As duas líderes não informaram o conteúdo das reuniões, que incluíram vários ministros, e também não citaram qualquer progresso nas negociações com a Vale, mas Kirchner disse que “os quadros técnicos de ambos países vão prosseguir trabalhando na terça-feira, em Montevidéu, após a reunião do Mercosul, para terminar de acertar alguns pontos”. ”Estamos contentes”, disse Kirchner, sem dar detalhes.

Dilma não fez menção à preocupação de Brasília com a queda de 20% em 2012 das exportações brasileiras para a Argentina, mas destacou “a importância dos investimentos recíprocos entre Brasil e Argentina e a importância de se ampliar o comércio, os investimentos e os fluxos financeiros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário