segunda-feira, abril 07, 2014

Aparelho que bloqueia sinal de alarme de carro 'está na moda', diz delegado.

Aparelho para alarme de carro (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)
Aparelho é usado para bloquear sinal do alarme (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)

Um aparelho que bloqueia o sinal do alarme de carros vem sendo usado em furtos no Rio Grande do Sul. A Polícia Civil alerta que a prática vem sendo adotada em larga escala por criminosos, e a reportagem do Fantástico flagrou a obtenção de um dispositivo sem dificuldades em Porto Alegre.

“Não temos estatística ainda deste tipo de crime, embora saibamos que está muito em voga. É uma febre hoje, porque diariamente batem à nossa porta vitimas que tiveram o carro arrombado e até mesmo levado, muito provavelmente por este tipo de crime”, disse o delegado Juliano Ferreira, titular da Delegacia de Roubos da Polícia Civil gaúcha.

Conhecido entre os criminosos apenas como “chapolim”, o dispositivo bloqueia o sinal do alarme ao ser acionado próximo a um veículo. Assim, impede que as portas sejam trancadas pelo controle remoto da chave. Segundo o delegado André Mocciaro, os criminosos acionam o aparelho a cerca de 15 metros do veículo.

“Acionando o dispositivo, a pessoa vai acionar o veiculo para fechar, no seu controle particular, e o carro não tranca. O carro não aceita o comando do alarme, seja original, seja o colocado. Após a pessoa sair e acreditar que o veiculo ficou trancado, ele vem e simplesmente abre o veiculo, se serve de tudo o que tiver dentro, fecha o veiculo e vai embora”, explica Mocciaro.

O “chapolim” foi encontrado à venda em São Paulo e Porto Alegre. Na capital gaúcha, a reportagem gravou uma conversa com um golpista que vendia o dispositivo. Durante a conversa, o aparelho foi testado no meio da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário