quarta-feira, abril 09, 2014

Água de garrafçoes é um risco à saúde.

Consumidor deve fazer a limpeza de toda a embalagem antes do consumo

A segurança de estar bebendo água limpa, criteriosamente fiscalizada, tanto na fonte, quanto nas empresas de envase, pode cair por terra caso o produto não tenha o armazenamento devido. Em Salvador, não é difícil encontrar os garrafões de 20 litros comercializados em qualquer estabelecimento, muitas vezes expostos a poeira, sujeira, e em contato direto com o chão e com outros produtos.
 
Mesmo os recipientes de 1litro e 500 ml vendidos nos supermercados e até nas sinaleiras, precisam de cuidados no manuseio para que as características da água mineral não sejam modificadas.

É o que explica a farmacêutica bioquímica de alimentos Clícia Capibaribe Leite, coordenadora do Laboratório de Microbiologia de Alimentos e Água da Faculdade de Farmácia da Ufba. “No geral, as amostras que chegam para análise não apresentam problemas, são isentas de contaminação”, explica a especialista.

Ela diz que a universidade também já fez estudos específicos na área e o resultado foi satisfatório. Segundo as análises, a água que sai das fontes, a maioria localizada em cidades próximas a Salvador, chegam ao mercado seguindo o padrão determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentando, inclusive as características físico-químicas e microbiológicas.
 
No entanto, o armazenamento incorreto, a exposição à luz e o manuseio dos vasilhames podem comprometer a qualidade do liquido, conforme esclarece a professora da Faculdade de Farmácia.

 “O risco de contaminação externa existe, principalmente por conta da forma de armazenamento. O contato direto com o piso, a falta de limpeza dos suportes e a incidência de luz solar podem mudar as características da água, inclusive com o desenvolvimento de bactérias”, continuou.

Além de perder os benefícios da água pura, a falta de cuidados no manuseio das embalagens também pode contribuir para a proliferação de doenças, como a leptospirose e bactérias do trato intestinal. Para evitar estes problemas, o consumidor deve fazer a limpeza de toda a embalagem antes do consumo da água mineral, principalmente no caso dos garrafões.

 “Algumas pessoas têm o costume de limpar apenas a parte de saída da água e isso não livra da possibilidade de contaminação externa”, destacou a professora, lembrando também da importância de higienizar os bebedouros e suportes utilizados para a saída da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário