quarta-feira, abril 09, 2014

Ex-líder do IRA participa de jantar com a rainha Elizabeth II.

O vice-primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Martin McGuinness, ex-líder do IRA e ex-inimigo público número 1 da Inglaterra, jantou ontem terça-feira (8), no Palácio de Windsor, com a rainha Elizabeth II, algo inimaginável há alguns anos.

O jantar faz parte da visita de Estado do presidente da Irlanda, Michael D.Higgins - a primeira à Inglaterra desde a independência irlandesa, há quase um século.

Durante o banquete, a rainha considerou que tanto esta visita como a que ela realizou à Irlanda em 2011 mostram que ambos os países estão se tornando "vizinhos bons e confiáveis", que podem esperar "um futuro mais estável".

"Depois de uma longa história com luzes e sombras, cuja dor, evitável e lamentável, muitos de nós ainda sofrem, esse objetivo está agora ao alcance", acrescentou a soberana.

A visita da rainha à Irlanda em 2011 foi a primeira de uma soberana britânica desde a independência do país, em 1922.

O convite a McGuinness para participar do banquete real é, sem dúvida, ainda mais espetacular. Este católico de 63 anos havia se negado a ocupar seu assento no Parlamento de Westminster justamente para não ter de prestar juramento de lealdade à rainha.

Na liderança do IRA, lutou contra a dominação britânica durante os 30 anos de distúrbios na Irlanda do Norte. Era um de seus líderes de mais alto escalão quando a organização paramilitar matou em 1979 Louis Mountbatten, o tio materno do príncipe Philip e último vice-rei da Índia britânica.

A rainha se encontrou com McGuinness pela primeira vez durante uma visita a um teatro de Belfast em junho de 2012. Na ocasião, apertaram as mãos diante das câmeras.

No domingo passado, McGuinness prestou homenagem ao "papel determinante" que a rainha "desempenhou e continua desempenhando no processo de reconciliação". Via g1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário