sexta-feira, abril 11, 2014

Papa pede perdão por pedofilia na igreja e promete "sanções".

O papa Francisco pediu perdão nesta sexta-feira (11) pelos casos de pedofilia e abusos sexuais cometidos por sacerdotes da Igreja Católica.

"Sinto obrigação de me responsabilizar e pedir perdão pessoalmente pelo dano que [alguns sacerdotes] fizeram ao abusar sexualmente de crianças", afirmou Francisco, segundo a Rádio Vaticano.

O pontífice descreveu os abusos como "danos morais cometidos por homens da igreja" e disse que "sanções" serão impostas.

As declarações foram feitas durante encontro com uma ONG católica de defesa dos direitos da infância.

"Não vamos dar um passo para trás com relação a como lidamos com esse problema e às sanções que devem ser impostas", disse o papa, acrescentando: "Temos de ser ainda mais fortes".

Em relatório divulgado em fevereiro, o  Comitê da ONU sobre os Direitos das Crianças afirmou que a Santa Sé permitiu o abuso sexual de milhares de crianças e ordenou que o Vaticano removesse "imediatamente" de seus cargos os responsáveis por cometer tais crimes.

Segundo o relatório a Santa Sé "adota políticas e práticas" que levam à continuação dos abusos e à impunidade dos autores. 

O relatório da comissão foi escrito após uma longa análise de documentos apresentados pelo Vaticano para prestar esclarecimentos à ONU sobre o que tem sido feito para conter os abusos sexuais. Essa apresentação ocorreu no último dia 16 de janeiro, em um painel realizado em Genebra, na Suíça.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário