segunda-feira, novembro 24, 2014

Equipe do Hospital Onofre Lopes faz cirurgia pioneira no RN.

Foto: Júnior Santos (Tribuna do Norte)

Sentado em um leito do Hospital Universitário Onofre Lopes, na capital potiguar, Julio Ferreira, 68, hoje respira aliviado.  O paciente chegou ao hospital em dezembro de 2013, onde ficou sabendo por meio de exames que em seu pulmão havia um tumor maligno. Graças a uma cirurgia realizada pela primeira vez no Brasil, chamada “pleuropneumectomia esquerda” por Singleport – incisão única -, Julio afirmou que pouco sentiu dor após a cirurgia e já pensa na volta para casa.

Para fazer a cirurgia, realizada em 11 de novembro de 2014, o paciente precisou se internar com 15 dias de antecedência no HUOL. Quando chegou ao hospital, Julio foi recepcionado pelo médico-cirurgião que realizou o procedimento, Carlos Alberto Araújo. O médico, que visualizou na “pleuropneumectomia esquerda” por Singleport o início de uma cura menos dolorosa para o paciente.  “Ela é indicada quando a doença, no caso a tuberculose e o câncer de pulmão, invadem a pleura além do pulmão”, informou.

A cirurgia teve duração de 4h e foi realizada pelo Sistema único de Saúde (SUS). O preço, para os planos de saúde, em geral, sai aproximadamente em R$15.000 (material). “Mas como o paciente tem menos complicações, passa menos tempo da UTI e também no hospital, termina fiando mais barata”, concluiu Carlos.  O Hospital Universitário Onofre Lopes possui uma Unidade de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva onde trabalham os médicos Carlos Alberto Araújo e Jorge Dantas, e o médico-residente Fidel Castro. Via T/N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário