terça-feira, novembro 25, 2014

MORTALIDADE DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO TEM LEVE QUEDA NO BRASIL.

Câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde (Foto reprodução Google)

A mortalidade por câncer do colo do útero diminuiu 6,34% entre 2002 e 2012 no país, de acordo com informações do Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) que será divulgada nesta semana. Segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), em 2002 a relação era de 5,04 mortes para cada 100 000 mulheres. Em 2012, foram registradas 4,72 mortes para cada 100 000 mulheres.

Entretanto, os números absolutos mostram que, em 2012, morreram 5 264 mulheres por causa da enfermidade, enquanto em 2002 este número foi de 4 091 — o que representa um aumento de 28,6%. Segundo o oncologista Glauco Baiocchi Neto, diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do hospital A.C. Camargo, em São Paulo, o crescimento em números absolutos se deve ao aumento da população feminina no mesmo período.

“O diagnóstico de câncer ainda é pouco expressivo no Brasil. Além disso, a diminuição na mortalidade foi pequena. Há ainda um problema de falta de informação, acesso ao exame papanicolau e ao tratamento”, explica Baiocchi Neto.

O levantamento realizado pela pasta aponta que o câncer do colo de útero é o terceiro tumor que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões.

Confira na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário