sexta-feira, maio 08, 2015

Butantan quer testar na Índia vacina contra a dengue.

Para tentar agilizar o processo de aprovação da vacina contra a dengue, o Instituto Butantan já estuda testá-la em outros países além do Brasil. Enquanto espera a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes em território nacional, o instituto conversa com órgãos de vigilância sanitária estrangeiros. “Já estive com o presidente da Anvisa da Índia e ele se mostrou interessado em entrar nesse estudo de fase 3. Na semana que vem vamos ter uma visita de uma delegação indiana”, disse Jorge Kalil, diretor do Butantan, após participar de um fórum de saúde realizado nesta sexta-feira, 8, em São Paulo.

O teste em países do exterior seria uma alternativa caso não haja casos de dengue suficientes nos locais de teste no Brasil, uma vez que o período de pico da doença vai até maio e os testes seriam iniciados, na melhor das hipóteses, somente em junho. “Precisamos ter dengue no local para testar a eficácia. Só sei se a vacina protege se tiver o desafio”, explicou Kalil.

A agência brasileira tem até o fim de maio para responder ao pedido de autorização de testes do instituto. “Assim que a Anvisa sinalizar, eu já começo o trabalho. Já tenho 13 mil doses de vacina prontas e já tenho os centros de pesquisa. Muitos já foram capacitados, outros estão em fase de treinamento”, afirmou.

O tempo de testes depende da incidência de dengue nas localidades participantes e da evolução do estudo, mas o instituto trabalha com uma meta de iniciar a vacinação no País ainda em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário