sexta-feira, maio 08, 2015

Hemovida cadastra doadores de medula óssea na UFRN.

Apesar de o transplante de medula óssea ser a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue e do sistema imunológico, a chance de encontrar um doador compatível é, em média, uma em 100 mil.

Com o objetivo de contribuir para aumentar as chances de tratamento dos pacientes com essas doenças, uma equipe do Hemovida estará no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) entre os dias 11 e 14 de maio para cadastrar novos doadores.

Os voluntários serão inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). A equipe do Hemovida fará o atendimento nos dias 11 e 12 na cantina do Centro de Biociências e, nos dias 13 e 14, na sala Apta (Setor II, sala F5). O cadastramento será das 8h às 17h30.

Para doar, é preciso ter de 18 a 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde, isto é, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Na hora do cadastramento, será retirada uma pequena quantidade de sangue (5 a 10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

A medula óssea é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções, sob anestesia, e se recompõe em 15 dias. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos. Normalmente, os doadores retomam suas atividades habituais em uma semana.

Os doadores cadastrados no REDOME devem manter seus dados sempre atualizados, o que pode ser feito pelo site do Instituto Nacional de Câncer (INCA): http://www1.inca.gov.br/doador/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário