sexta-feira, maio 08, 2015

Profissionais do Mais Médicos no RN se reúnem com cônsul de Cuba.

Em visita ao Rio Grande desde a última terça-feira (5), o cônsul de Cuba para a região Nordeste do Brasil, Orelvis Montes de Oca Leon, cumpriu uma extensa agenda de visitas e reuniões, objetivando acompanhar o trabalho dos profissionais do Programa Mais Médicos oriundos da Cooperação Internacional Brasil/Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/Cuba.

Nos dias 06 e 07 de maio o cônsul visitou os municípios de Macaíba, Nova Cruz e Canguaretama onde se reuniu com médicos e gestores municipais, além de ter visitado unidades básicas de saúde nas zonas urbana e rural destes municípios. Na comitiva também estavam a representante da OPAS para os estados do RN e PB, Maria Elena Rondon Cayol, e as apoiadores descentralizadas do Ministério da Saúde, Uiacy Alencar e Karolini Rebouças.

Na manhã desta sexta-feira (8) a equipe da Comissão Estadual PROVAB/Mais Médicos (CCE) se reuniu com o cônsul Orelvis Leon, no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), para apresentar sua experiência de gestão. “Este momento é de conversa com os profissionais sobre o Programa Mais Médicos e observação do impacto do trabalho desses médicos no território, através dos indicadores de saúde da população”, explicou Uiacy Alencar. À tarde, o cônsul encerra sua programação no estado numa reunião com a gestão e médicos do município de Natal.

A Comissão Estadual PROVAB/Mais Médicos é composta por representantes das instituições supervisoras – UFRN e UERN – Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Programa Telessaúde, além dos Ministérios da Saúde e Educação, que se reúnem mensalmente.

Com o edital 2015 do Programa Mais Médicos o RN passa de 243 para 323 profissionais médicos, sendo 183 cooperados da OPAS/Brasil/Cuba. A expectativa é que no mês de julho o cônsul de Cuba para a região Nordeste visite novamente o Rio Grande do Norte, desta vez conhecendo os municípios da Região Oeste do Estado. Via Portal no Ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário