quarta-feira, maio 06, 2015

Ipem-RN destrói materiais apreendidos em operações dos últimos dois anos.

Nesta quarta-feira (7), a partir das 15h, na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis da Cidade do Natal (COOPCICLA), localizada no antigo lixão de Cidade Nova, será realizada a destruição de mais de 14 mil itens irregulares apreendidos pelo Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN). Os produtos foram recolhidos em operações do órgão em 2013 e 2014, por estarem fora dos padrões de fabricação e comercialização determinados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Entre os itens estão capacetes para motociclistas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), eletrodomésticos, panelas de pressão, brinquedos, embalagens plásticas para o armazenamento de álcool, lanternas, materiais elétricos como plugues, lâmpadas, tomadas, luminárias e outros.

“Esses produtos representam um risco à segurança do consumidor, por não terem a garantia de que foram devidamente atestados”, explica o diretor do Instituto, Ney Lopes Jr. A ausência de certificação, ou seja, do Selo de Qualidade do Inmetro, é o principal problema encontrado nos produtos. Os materiais são parte de processos administrativos já finalizados, respondidos pelos comerciantes ou fabricantes autuados por sua venda irregular. “Depois de todas as etapas do processo, no qual os autuados contam com direito de defesa, com a apresentação de notas fiscais e documentos comprobatórios da origem dos produtos, esgotam-se todos os recursos e então o material é encaminhado para a destruição. E, como esses itens não têm utilidade para a população, não podem ser doados. Mas é pelo bem e pela segurança de todos, parte essencial do trabalho do Ipem”, finaliza Ney Lopes Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário