quarta-feira, maio 27, 2015

Cristo Redentor é iluminado de verde para chamar atenção contra o glaucoma.

O Cristo Redentor foi iluminado de verde para chamar atenção para o glaucoma, considerada uma doença silenciosa e em muitos casos, quando diagnosticada, já não pode livrar o paciente da cegueira. Foi o que aconteceu com Lourdes Gisele Carbo Monteiro. Ela tem 52 anos e começou a ter os primeiros sinais da doença com apenas três meses de idade. Por causa da falta de informação da família  ficou cega.

“Eu chorava muito, não sabia falar e quando a minha mãe descobriu já era tarde. Eu perdi a visão com três meses. Quando cheguei aos cinco anos eu via um pouco de claridade, mas isso parou e a partir daí não via mais, nem a claridade. Catarata tem cura. Se eu tivesse catarata eu teria cura, com o glaucoma, não”, disse a peruana que mora no Sodalício Sacra Família, na Tijuca, zona norte do Rio. A entidade, administrada pelas Irmãs de Nossa Senhora da Glória do Recife – Pernambuco, ampara mulheres com deficiência visual e cegas entregues à mendicância e em situação de vulnerabilidade social e familiar.

Lourdes participou da cerimônia para marcar o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e fez parte de um coral acompanhado da cantora Eliana Pittman. Além da nova iluminação do Cristo, foi celebrada uma missa na Capela de Nossa Senhora Aparecida, que fica na base do santuário localizado no alto do Corcovado, na zona sul do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário