sábado, maio 30, 2015

CONSUMIR MAIS DE CINCO CAFÉS EXPRESSOS POR DIA PODE PREJUDICAR A SAÚDE.

Muitas pessoas não conseguem começar o dia sem tomar um café. E a bebida não é nociva à saúde, desde que tomada em quantidades adequadas. De acordo com a European Food Safety Authority (Autoridade Europeia de Segurança Alimentar, em tradução livre), consumir mais do que 400 mg de cafeína por dia pode causar diversos problemas. Em adultos, por exemplo, a ansiedade e os distúrbios do sono são os principais sintomas. Já as crianças podem apresentar um comportamento fora do normal, além dos mesmos problemas que os adultos.

Para gestantes e mulheres que amamentam, a quantidade diária de cafeína deve ser reduzida pela metade, ou seja, apenas 200 mg ao dia.

Uma das preocupações do EFSA, no entanto, está no consumo de expressos, que é muito alto na Europa. Uma xícara de 60 mililitros de expresso contém 80 miligramas de cafeína, enquanto é preciso consumir 200 ml de café comum para obter 90 mg da substância. Veja a quantidade de cafeína presente em outras bebidas, de acordo com a EFSA:
  • 60 ml de café expresso = 80 mg
  • 100 ml de café filtrado = 45 mg
  • 250 ml de energético = 80 mg
  • 355 ml de refrigerante de cola = 40 mg
  • Barra de chocolate amargo de 50 gramas = 25 mg
  • Barra de chocolate ao leite de 50 g = 10 mg

Benefícios do café

Mas não é por isso que você deve deixar de consumir essa bebida. Em quantidades adequadas, o café pode trazer diversos benefícios à saúde. Veja alguns deles:

Melhora a concentração: Devido ao efeito estimulante da cafeína, o café irá proporcionar melhora na concentração e consequentemente na capacidade de aprendizado.

Melhora o desempenho nos exercícios: Devido à ação estimulante da cafeína, o café irá ajudar as pessoas a terem mais pique para praticar exercícios. A bebida irá estimular a ação dos músculos durante exercícios prolongados, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos.

Ajuda a emagrecer: Diversos estudos apontoam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico. Além disso, a substância também contribui para a queima de gordura.

Protege o sistema respiratório: Diversos estudos, entre eles um realizado pelo Cochrane Database Review em 2010, apontam que o café tem um efeito broncodilatador e por isso é bom para quem tem e para prevenir a asma. Além disso, a bebida também reduz a fadiga dos músculos respiratórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário