sexta-feira, maio 29, 2015

Comércio potiguar supera média nacional no primeiro trimestre de 2015.

Dados do primeiro trimestre de 2015 demonstram que o comércio potiguar está se recuperando. De acordo da Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN), houve um incremento de 7,1%, desempenho superior à média nacional.

“Houve um aumento, mas as vendas não estão crescendo como no ano passado, no Rio Grande do Norte. A retração não foi tão grande como no restante do país”, apontou Marcelo Queiroz, por meio da assessoria de comunicação da entidade.

Segundo o IBGE, que divulgou números da economia nesta sexta-feira (29), o comércio nacional teve uma queda de 6% nos três primeiros meses deste ano. Marcelo Queiroz afirmou que os números não são surpreendentes, já que a economia está desacelerada.

“No cenário macroeconômico, o aumento de juros, a dificuldade com o crédito, alto endividamento e a falta de investimentos públicos formaram a situação”, justificou o presidente da Federação.

Aldemir Freire, economista do IBGE, relacionou os números negativos com a diminuição do consumo da família, acrescentada aos choques tarifários, do combustível e energia, principalmente.

“O ambiente econômico está inseguro, retraindo o consumo que rebate na indústria, que produz. É uma consequência”, reforçou.

Para Marcelo Queiroz, é necessário a aplicação, por parte do Governo Federal, das reformas políticas, a volta dos investimentos, “para a economia crescer e o comércio retomar a movimentação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário