quinta-feira, maio 28, 2015

FORTE ONDA DE CALOR NA ÍNDIA JÁ MATOU MAIS DE 1.000 PESSOAS.

Homem descansa sob a sombra de uma árvore em um parque na Índia

Homem descansa sob a sombra de uma árvore em um parque na Índia(Anindito Mukherjee/VEJA)

Pelo menos 1.150 pessoas morreram durante as últimas semanas devido à forte onda de calor que atinge os Estados de Telangana e Andhra Pradesh, no sudeste da Índia, segundo reporta a BBC citando informações do último balanço oficial. Andhra Pradesh é o Estado mais afetado pela onda de calor e, de acordo com uma porta-voz do departamento de Gestão de Desastres da região, Tulsi Rani, faleceram 884 pessoas, sobretudo nos distritos litorâneos de Guntur e Visakhaptnam.

Sa’adah Bhargavi, outra porta-voz do departamento de Gestão de Desastres de Telangana, o outro Estado afetado, afirmou que o número de pessoas que morreram na região por causas relacionadas com as altas temperaturas é de 266. Segundo explicou um membro da seção de Desastres de Telangana, B.R. Meena, a maioria das vítimas mortais na região estavam na rua durante as horas mais calorosas do dia e muitos eram pessoas que fazem trabalhos por um dia que morreram desidratados.

A onda de calor que afeta a região ocorre por causa da confluência de uma massa de ar seco do noroeste e uma área de pressão atmosférica relativamente baixa no leste, segundo o centro meteorológico de Hyderabad, capital de Telangana. Os Estados orientais de Bengala e Odisha também sofrem os efeitos do calor e pelo menos 36 pessoas morreram, segundo publicou o jornal local indianoFirst Post.

Durante a última semana as temperaturas dispararam em toda a Índia, sobretudo na faixa que cruza o país do noroeste a leste, onde foram registradas temperaturas médias acima dos 40 graus centígrados, com picos que atingiram os 49 graus. O governo e os meteorologistas torcem para a chegada das chuvas de monção para começar a baixar os termômetros e umedecer o ar seco. As chuvas, no entanto, não estão previstas para os próximos dias. Via Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário