sexta-feira, janeiro 26, 2018

UFRN convoca alunos para responder pesquisa nacional

Os alunos dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) são convidados a participar da 5ª Pesquisa do Perfil Socioeconômico das Universidades Federais, realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Assistência Estudantil (Fonaprace). Os dados serão utilizados como subsídio para políticas públicas voltadas aos próprios estudantes, com vistas a auxiliar demandas de assistência estudantil por meio de diagnósticos, análises, acompanhamentos e avaliações.

O levantamento é realizado desde 1996 para coletar as características sociais, econômicas e culturais dos alunos, cujo perfil apresenta mudanças nos últimos anos. Estudos anteriores demonstram, por exemplo, que o número de alunos negros quase triplicou de 2003 a 2014 e que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo, o que exige novas estratégias de ação para garantir a permanência com sucesso desse público e a conclusão do curso superior no tempo certo.

A reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, ressalta que a adesão de todos os discentes à pesquisa é extremamente importante para a consolidação dos dados, que beneficiam os universitários ao nortear a definição de políticas que atendam às suas necessidades reais. “Contamos com todos os alunos de graduação da UFRN para realizar essa tarefa que fortalece a excelência acadêmica e a formação de qualidade”.

O preenchimento do questionário foi considerado fácil e rápido pelos estudantes Evandro Ferreira, do curso de Jornalismo, e Ricardo Nunes, de Audiovisual, os primeiros da UFRN a participar da pesquisa. Para ambos, as perguntas traduzem a preocupação em proporcionar uma graduação melhor em todos os sentidos.

“As IFES buscam saber não apenas nosso perfil econômico, mas também aspectos como saúde mental e violência, para ter uma atuação mais efetiva no cuidado e na assistência aos universitários”, afirmou Evandro Ferreira. Segundo Ricardo, a participação dos alunos é fundamental por proporcionar melhorias para eles mesmos.

Para responder o questionário, os estudantes devem acessar o site www.perfil.ufu.br, informar o número do CPF e selecionar a UFRN no menu “Escolha uma Instituição”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário