sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Criação de empregos em janeiro é recorde no RN

O Rio Grande do Norte criou 177 novos postos de trabalho no mês passado, resultado positivo diante do resultado de janeiro de 2009, quando houve corte de 2.977 vagas, e o melhor desempenho desde janeiro de 2003. Nos últimos sete anos, o primeiro mês do ano vinha apresentando saldo negativo para a geração de empregos no estado. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado ontem.

A pesquisa considera o crescimento registrado no RN "modesto", mas ressalta que este é o segundo melhor desempenho de toda a série histórica do Caged, iniciada em 2000. O resultado deste ano foi superado apenas pelo de janeiro de 2001, quando o estado gerou 379 postos de trabalho formal. Em janeiro, o crescimento do estado foi puxado pelo setor de serviços, que registrou saldo de 944 postos, seguido pela construção civil, com 615 vagas. Esses segmentos superaram as quedas da agropecuária (-638 postos), indústria de transformação (-495 postos) e do comércio (-286 postos).

Já nos últimos 12 meses houve expansão de 2,32% no estoque de emprego (quantidade total de pessoas empregadas), com a criação (saldo de contratações menos demissões) de 7.954 vagas. Esse percentual é o segundo mais baixo do Nordeste, ficando atrás apenas do Maranhão. Na Paraíba, por exemplo, as novas vagas conseguiram ampliar a oferta de empregos em 4,89% no mesmo período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário