Uma criança de quatro anos e uma profissional de saúde de 29 anos, ambas não vacinadas, testaram positivo para sarampo na cidade de Campos Limpos, no estado do Tocantins. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a menina teve contato com pessoas que estiveram na Bolívia, onde há surto da doença. Ambas as vítimas manifestaram sintomas clássicos e se recuperam em casa.
As amostras de sangue foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz -, no Rio de Janeiro, para a confirmação definitiva. Por isso, por enquanto, os casos ainda estão sob investigação.
O Ministério da Saúde enviou uma equipe técnica ao local para atuar em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde, nas medidas de bloqueio contra a doença. Isso inclui isolar e monitorar as pessoas que tiveram contato com as doentes e reforçar a vacinação na região.
Duas doses
O esquema completo é de duas doses para quem tem até 29 anos e uma dose para adultos entre 30 e 59 anos. No calendário infantil, ela é aplicada aos 12 e aos 15 meses de idade.
A cobertura vacinal ideal é acima de 95%. Este ano, o Brasil conseguiu vacinar 91,74% do seu público infantil com a primeira dose, mas apenas 72,74% completaram o esquema até o momento. No Tocantins, a cobertura está abaixo da média nacional: 86% na primeira dose e 55% na segunda.
De acordo com o governo estadual, todas as mais de 300 salas de vacinação do estado estão devidamente abastecidas e o Ministério da Saúde garante que a situação é a mesma em todo o país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário