O Rio Grande do Norte é o terceiro estado brasileiro que mais investe recursos de seu orçamento na Saúde Pública. Os dados foram levantados pelo jornal Valor Econômico, de circulação nacional, junto ao Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siosp).
O Estado investiu no ano de 2009 recursos da ordem de R$ 656,5 milhões na Saúde, representando 16,34% do seu orçamento geral. O Rio Grande do Norte investiu 4,34% a mais do que os 12% determinados pela Constituição Federal para gastos orçamentários com a Saúde.
Os investimentos feitos na Saúde também fizeram o Rio Grande do Norte superar estados de grande porte como São Paulo (12,66%), Rio Grande do Sul (7,24%), Rio de Janeiro (12,15%) e Minas Gerais (14,67%). O Estado ficou atrás apenas do Amazonas e do Acre.
"O forte volume de investimentos que o Estado tem feito mostra nossa determinação e a prioridade que temos dado a Saúde Pública", ressalta o governador Iberê Ferreira.
O Rio Grande do Norte, hoje, aplica R$ 1,2 bilhão na Saúde Pública. Segundo o secretário de planejamento, Nelson Tavares, apesar dos fortes investimentos feitos, a área de Saúde precisa de mais recursos. "Por isso, o governador Iberê tem ido a Brasília em busca de mais recursos para a Saúde", disse Nelson Tavares.
No entendimento do secretário, essa necessidade decorre também porque a grande maioria dos municípios não conta com estrutura de atendimento e a população tem que procurar os hospitais do Estado, fazendo crescer a demanda e consequentemente os gastos.
Fonte: Agência RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário