Expressões como "não saia de casa sem comer" e "o café da manhã é a refeição mais importante" sempre foram repetidas pelas mamães, que tinham toda razão para fazer o alerta. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas “pulam” o café da manhã, ou comem no caminho do trabalho, escola, ou de qualquer outro compromisso, sem se preocuparem com a qualidade e quantidade do que está sendo consumida. Entretanto, esse costume pode trazer diversos problemas á saúde.
Muitas acreditam que não comer pela manhã, emagrece, mas isso não é verdade porque o organismo entende o jejum como uma situação de privação, então economiza e armazena energia em forma de gordura para outros momentos que considera prioritários, como as funções vitais do corpo: respiração, coração, cérebro, tornando o metabolismo mais lento.
Pessoas que passam longos períodos de jejum acabam ingerindo mais tarde uma maior quantidade de calorias, sobrecarregando uma única refeição, tendo como consequência o aumento do peso.
Evitar o café da manhã diminui a memória, raciocínio, concentração e atenção. E sabe-se que o jejum por mais de 10 horas leva a hipoglicemia, fraqueza, fadiga, levando até mesmo ao mau humor. Além de favorecer o ganho de peso, que diminui a autoestima e causa doenças cardíacas. Portanto, não faltam motivos para incrementar o café da manhã e usufruir os benefícios que a adoção deste hábito alimentar traz à saúde.
Fonte: Saúde Plena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário