terça-feira, abril 03, 2012

Fonoaudiologia e Radiologia da UFRN implantam exame pioneiro no RN.

O Curso de Fonoaudiologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), implantaram, desde o início de março deste ano, um exame até então inexistente na rede de saúde pública e privada do Rio Grande do Norte: a Videofluoroscopia da Deglutição.

O exame é um procedimento que consiste na captação de uma imagem radiográfica dinâmica, que possibilita a visualização de todas as estruturas envolvidas no processo da deglutição e colabora no diagnóstico dos transtornos desta função, a chamada disfagia.

A disfagia pode ocorrer em diferentes fases da vida, podendo trazer consequências negativas à saúde, como pneumonias por acúmulo de alimento nos pulmões. É um sintoma bastante comum em pacientes com doenças de base neurológica, idosos e nas pessoas submetidas a traumas ou cirurgias em região de cabeça e pescoço.

O exame é feito em uma sala de Raios-X na presença de um fonoaudiólogo, um médico radiologista e um técnico de radiologia. Enquanto o paciente deglute alimentos de diferentes volumes e consistências misturados com o contraste, o fonoaudiólogo e o médico analisam as imagens radiográficas dinâmicas exibidas pelo monitor. Essas imagens são salvas em um computador e entregues em DVD ao paciente junto com o laudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário