quinta-feira, abril 11, 2013

Dia Mundial contra o Mal de Parkinson.

No Dia Mundial contra o Mal de Parkinson comemorado nesta quinta-feira (11), especialistas afirmam que a doença não tem cura, mas que é possível conviver bem, desde que os sintomas sejam controlados. Só no Brasil, mais de 200 mil pessoas sofrem com esta doença. Em quantidade de casos, ela só perde para ao alzheimer.

Segundo a fisioterapeuta da Associação Brasil Parkinson e mestre em Neurociência e Comportamento pela USP (Universidade de São Paulo), Erica Tardelli, a terapia, fisioterapia, apoio psicológico e exercícios físicos são essenciais para a qualidade de vida das pessoas que têm esta doença. 

— É importante também que a família dê apoio e procure por informações e orientações para compreender melhor o quadro. Encorajá-lo diante da situação evita que ele fique com a autoestima baixa, desmotivado e depressivo.

Além disso, é fundamental que a pessoa participe de atividades sociais para adquirir independência diante dos cuidados que precisa ter.

 — Na associação, por exemplo, oferecemos oficinas de arte, pintura, coral e outros serviços gratuitos para melhorar a interatividade do paciente com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário