terça-feira, junho 16, 2015

Campanha arrecadou 1,5 toneladas de lixo eletrônico em Natal na Semana do Meio Ambiente‏.

A Semana do Meio Ambiente em Natal foi marcada por uma campanha de conscientização do descarte correto do lixo eletrônico e a Miranda da Avenida Prudente de Morais que foi posto de coleta da campanha conseguiu arrecadar cerca de 1,5 toneladas de produtos eletrônicos antigos ou danificados trazidos pela população. O material recolhido no período de 08 a 12 de junho foi entregue à Natal Reciclagem para que receba o tratamento e destino adequado, evitando assim que seja descartado indevidamente junto ao lixo comum. De acordo com o empresário Afrânio Miranda, todo o montante recolhido será analisado, desmontado e reciclado.

Ele conta que a campanha de recolhimento já existe em Natal desde 2011 e surgiu da parceria entre a Miranda e a Natal Reciclagem, arrecadando cerca de 3,3 toneladas, e tem chamado atenção das autoridades para o problema, tanto que este ano contou com o apoio da Prefeitura do Natal e outras empresas atuando como ecoponto. “A tecnologia vem se renovando cada vez mais rápido, com isso, os aparelhos eletrônicos ficam com a vida útil cada vez mais curta e para o consumidor fica cada vez mais difícil se livrar desse lixo eletrônico, pela não existência de um local adequado para descarta-lo”, explica.

Segundo explica Afrânio, o lixo eletrônico tem sido um dos maiores problemas da atualidade não só pela falta de local adequado para descarta-lo, mas também pelos danos sérios que ele pode oferecer à saúde. “Materiais como chumbo, mercúrio, cádmio e zinco podem ser uma fonte contaminante a longo prazo se não forem reciclados de forma adequada e o que acontece hoje é que as pessoas estão guardando monitores, mouses e outros equipamentos eletrônicos sem uso em casa ou misturando junto ao lixo comum e prejudicando o meio ambiente e a saúde da população”. Segundo relatório da ONU sobre dispensa de eletrônicos, a produção de lixo eletrônico já chega a ser de cinco vezes mais atualmente no mundo do que no ano de 2000. São produzidos cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano. O brasileiro, por exemplo, produz 7 kg de lixo eletrônico em média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário