terça-feira, julho 05, 2016

'Eu acredito em Hillary', diz Obama em comício de candidata democrata.

Em sua primeira participação na campanha de Hillary Clinton, o presidente Barack Obama participou de um comício em Charlotte, no estado da Carolina do Norte, tentando dar a Hillary o que ela mais precisa nesta eleição: credibilidade. Se no começo do evento Hillary mostrou como se transformou de oponente política a parceira e amiga de Obama, o presidente, em um tom descontraído e sem paletó, foi direto ao ponto:

— Eu só estou aqui por uma razão: estou aqui porque eu acredito em Hillary Clinton e eu quero que você ajude a elegê-la como próxima presidente dos Estados Unidos — disse Obama após brincar com a platéia e, várias vezes, puxar o coro “Hillary, Hillary”. — Minha fé em Hillary sempre foi recompensada.

Obama passou a maior parte de seu discurso elogiando Hillary. “Eu sei que ela foi uma grande secretária de Estado”, lembrando que ela teve um papel fundamental na luta contra o terrorismo e para capturar Osama Bin Laden. Ele afirmou que ela lutará muito forte pelos direitos das mulheres e por maior progresso social.

— Não há ninguém, homem ou mulher, mais qualificado, para este trabalho — disse Obama, que afirmou que ela já foi “testada” e que ele acompanhou Hillary tomando decisões.

As críticas que o presidente fez a Trump foram indiretas. Obama afirmou que a eleição de 8 de novembro não é apenas entre esquerda e direita, democratas e republicanos, mas duas visões diferentes de mundo: alguém que pensa o futuro contra alguém que quer voltar a um “passado imaginário”. Ele afirmou que Hillary vai fazer muitos avanços econômicos e sociais e disse que os problemas econômicos que os EUA enfrentou e ainda enfrentam são culpa “de políticas republicanas”

— Se você votar no outro time, não é por causa da economia — disse, provocando Trump, a quem a todo momento usou um tom sarcástico para se referir, lembrando de sua compulsão por escrever no Twitter. — Até mesmo os caras do outro lado não sabem muito bem sobre o que ele está dizendo.

Hillary, que falou antes e sem a espontaneidade nem o humor de Obama, usou seu discurso para agradecer o apoio do presidente e lembrou que, em 2008, ambos eram oponentes políticos, depois se transformaram em parceiros — ele a convidou para ser a secretária de Estado de seu primeiro mandato — e, então, em amigos.

— Tive muito orgulho em servir ao presidente como secretária de Estado, mas também o conheço como amigo. Foi uma honra estar com ele nos tempos bons e ruins. É alguém que nunca esquece de onde veio — disse Hillary. — Ele é um líder com coração, profundidade e humildade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário