sexta-feira, janeiro 27, 2017

8 sinais que o corpo dá quando precisa de mais água.

A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo, que vai desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório. A quantidade de água que temos no nosso organismo influencia diretamente no seu bom funcionamento.

“Nosso organismo é essencialmente um amontoado de saquinhos de água (células) e estes saquinhos mantêm comunicação entre si (por meio do sangue) e com o exterior”, afirma o clínico geral Eduardo Finger ao site Minha Vida.

Confira os principais sinais de desidratação e saiba quando seu corpo está precisando ingerir mais água:

1- Prisão de ventre
O trânsito intestinal funciona plenamente quando há um equilíbrio entre o consumo de fibras e de água. O líquido se mistura às fibras e fazem as fezes ficarem mais volumosas e pastosas, impedindo o ressecamento. Dessa forma, se uma pessoa está com prisão de ventre, a primeira suspeita deve ser a baixa ingestão de fibras ou de água. Se o consumo de fibras está adequado, pode ser um sinal de que ingestão de água está abaixo do adequado.

2- Boca seca e poucas lágrimas ao chorar
O ressecamento da boca pode ser o primeiro sinal de que seu organismo está precisando de água, seguido de olhos mais secos e pouca produção de lágrimas.

3- Alterações na urina
Urina escura, muitas vezes, indica baixo consumo de água, principalmente em épocas mais quentes, quando a transpiração aumenta e há mais perda de líquido no suor e menos na urina. Baixo consumo aumenta o risco da formação de pedras nos rins e outros problemas urológicos associados.

4- Pele seca
Após reduzir a oferta de água para saliva, lágrimas e urina, o corpo precisa optar onde alocar o volume de água remanescente para conseguir manter o sangue fluindo. Neste momento, a pessoa adquire aquele aspecto desidratado, no qual a pele fica desprovida de turgor (elasticidade) e pode ficar pálida, com olhos aprofundados e secos.

5- Queda da pressão arterial
Pudesse o organismo interromper toda a perda de água, ele o faria, mas como a perdemos através da respiração, pele e suor, um mínimo de perdas é sempre inevitável.

A água tem grande influencia no controle da pressão, já que a sua presença determina a densidade do sangue. Na falta crítica de água, o volume sanguíneo começa a entrar em crise e não há mais água suficiente para diluir metabolitos, como o açúcar, a ureia e o sódio. Por conta disso, é comum sentir cansaço, indisposição, tontura ou dores de cabeça.

6- Câimbras
Com a quantidade de água reduzindo cada vez mais, os leitos venosos menos importantes – periféricos, como braços e pernas – são fechados. Com menos sangue oxigenado chegando a essas áreas, os músculos não trabalham em plenas condições, gerando as câimbras. A queda da pressão arterial também favorece os desequilíbrios metabólicos que levam ao aparecimento do sintoma.

7- Vontade de doces e carboidratos
Quando você está desidratado, pode ser difícil para alguns nutrientes e órgãos funcionar corretamente. Um desses órgãos é o fígado, que precisa de água para liberar glicogênios e outros componentes responsáveis por fornecer energia ao seu corpo. A principal fonte de energia é a glicose, obtida por meio da alimentação – por isso, um organismo desidratado pode acreditar que está precisando ingerir mais comida, quando na verdade a energia fornecida pelos alimentos não está conseguindo ser transportada para as células.

O resultado? Fome, especialmente por alimentos doces e carboidratos, que são grandes fontes de glicose. Entretanto, a ingestão desses alimentos pode não aplacar o desejo, já que o problema é a falta de água. Pense se você realmente precisa ingerir um alimento e analise outros sintomas que podem estar acontecendo – o conjunto de sinais pode indicar a falta de água.

8- Sintomas de alerta
Na prática, os grupos em maior risco de desidratação grave são as crianças pequenas, que por conta da baixa superfície corporal precisam perder muita água para manter a temperatura do corpo normal, ou idosos, que não sentem sede e/ou se confundem e não bebem água.

A desidratação severa, uma emergência médica, pode causar sintomas como sede extrema, fadiga ou sonolência em bebês e crianças, irritabilidade e confusão mental em adultos, pouca ou nenhuma micção, batimento cardíaco rápido; respiração rápida; febre; Nos casos mais graves, delírio ou inconsciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário