terça-feira, abril 11, 2017

Repelentes para gestantes começam a ser entregues nesta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará a entrega dos repelentes para as mulheres grávidas acompanhadas pelo grupo de gestantes de todas as unidades de saúde de Natal e cadastradas no Programa Bolsa Família. Nesta quarta-feira (12), às 10h, haverá a entrega para as gestantes que são acompanhadas pela Unidade de Saúde da família do Vale Dourado, no Distrito Sanitário Norte II e contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, que abordará a importância das ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

Para que a mulher possa ter acesso ao repelente é necessário que ela apresente a Caderneta de pré-natal atualizada, cartão do NIS e declaração do CRAS, afirmando que ela é assistida pelo programa Bolsa Família. A declaração é apenas para a primeira vez que a mulher for receber o repelente. As gestantes receberão o repelente na unidade que ela está fazendo o acompanhamento pré-natal.

Segundo o diretor da USF Vale Dourado, Wellis de Freitas, há 54 gestantes cadastradas no grupo, que se reúne duas vezes ao mês para abordar os temas relacionados à gestação, parto, puerpério e os cuidados com o recém-nascido. Ele disse que as integrantes também participam do processo de vinculação com a Maternidade Leide Morais, da rede municipal de assistência materno-infantil.

“O grupo trabalha a educação e a orientação para os momentos antes, durante e depois do nascimento do bebê e é muito importante para todas as participantes. Durante a entrega dos repelentes, elas serão orientadas sobre o uso correto destes, que deve ser feito nas áreas expostas e reaplicado sempre que necessário”.

O produto é altamente eficaz na proteção contra o mosquito, transmissor de doenças como a dengue, febre chikungunya e o zika vírus, que pode causar microcefalia nos bebês. Além disso, elas receberem orientações sobre as medidas que devem adotar dentro de suas residências, como eliminar depósitos que possam acumular água parada, manter caixas d’água e outros recipient

Nenhum comentário:

Postar um comentário