domingo, maio 07, 2017

Corinthians e Ponte Preta se reinventaram após 40 anos e seguem em crescimento.

Quarenta anos depois da mítica decisão de 1977, Corinthians e Ponte Preta se reencontram com pesos e estaturas diferentes na final do Campeonato Paulista. Naquela época, os donos dos botecos diziam que só aceitariam fiado quando o Corinthians fosse campeão – estava na fila havia 23 anos. Hoje, o time empilhou tantos títulos que essa e outras piadas caducaram.

A Ponte Preta se firmou como principal força do interior paulista, tem um estádio próprio, mas ainda busca um título importante em sua história.

Desde a decisão do Morumbi, o Corinthians se tornou um dos clubes mais bem-sucedidos do Brasil dentro de campo. Foram dois Mundiais de Clubes da Fifa, uma Copa Libertadores, seis Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil e 27 Paulistas (11 deles desde 1977), só para ficar nos principais. “Em 1977, era um Corinthians muito sofrido, traumatizado, inferiorizado em relação aos outros times brasileiros porque não estava acostumado a jogar decisões. O escrito de ‘Corinthians campeão’ era um enfeite”, comentou o jornalista Celso Unzelte, especialista na história do clube.

No contexto das conquistas, o ano de 2012 – vitória na Libertadores e no Mundial – foi emblemático. A equipe acabou com dois argumentos dos rivais de uma só vez, o de nunca ter vencido a Libertadores e o de não ter passaporte. “Modestamente, acho que abrimos a porta para o Corinthians ser vitorioso. Acredito que aquele foi um alívio imenso da nação corintiana. Era um anseio da torcida. Portanto, a partir daí o Corinthians começou a cumprir uma outra história, de vitórias, títulos e sucesso”, disse o lateral-esquerdo Wladimir, um dos heróis de 1977.

Outro motivo de chacota – o fato de não ter estádio – também ficou pelo caminho nas últimas quatro décadas. Uma conquista que parecia inatingível para um clube que era obrigado a jogar no Pacaembu, a casa corintiana completa 100 jogos neste domingo. Construída para a Copa do Mundo de 2014, o Itaquerão foi a realização de um sonho no imaginário corintiano e já recebeu mais de três milhões de torcedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário