sexta-feira, novembro 17, 2017

Obesidade cresceu 60% em dez anos no Brasil.

De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada cinco brasileiros está acima do peso. Os dados que revelam o aumento da obesidade no País foram divulgados neste ano e apontam que a prevalência da doença passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

O estudo faz parte da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), realizada em todas as capitais abrasileiras. As constatações são referentes a entrevistas realizadas entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado, com mais de 53 mil pessoas maiores de idade.

Vale destacar que, apesar da probabilidade de desenvolver obesidade ser maior com o avanço da idade, os brasileiros de 25 a 44 anos apresentam um indicador alto, de 17%. O excesso de peso também cresceu entre a população das capitais. Passou de 42,6% para 53,8% em 10 anos.

O Ministério da Saúde ainda aponta que o crescimento da obesidade também pode ter sido um fator decisivo para o aumento da diabetes e hipertensão entre os brasileiros. A instituição alerta que todos esses perigos pioram a condição de vida e podem ocasionar sequelas fatais, até mesmo a morte.

A pesquisa revela que o total de casos de diabetes passou de 5,5%, em 2006, para 8,9%, em 2016. Por outro lado, históricos relativos à hipertensão – nesse mesmo período de 10 anos – saíram de 22,5% para 25,7%. Nesse contexto, ainda vale a pena ressaltar que o diagnóstico é maior entre as mulheres.

Um representante do Ministério da Saúde disse que o governo trabalha para combater o problema da obesidade com uma série de políticas públicas, das quais se destacam até mesmo um Guia Alimentar.

A intenção é fazer com que o brasileiro comece a adotar a alimentação saudável aliada à prática de atividade física, hábitos que – certamente – irão diminuir drasticamente os diagnósticos de doenças como diabetes e hipertensão.

Aliás, os dados divulgados também revelaram uma mudança nos hábitos alimentares do povo. Segundo a instituição, os brasileiros estão ingerindo menos ingredientes tradicionalmente utilizados no cotidiano. Um exemplo disso é o feijão, cujo consumo diminuiu 67,5%, em 2012, para 61,3%, em 2016.

De acordo com especialistas, outro dado preocupante é que apenas um entre três adultos consome frutas e hortaliças em cinco dias da semana, que é a dose recomendada.

Por esse motivo, o Ministério da Saúde afirma que o quadro revela uma grande transição sofrida no País: a de uma séria questão com casos constantes de desnutrição para um problema gerado a partir dos altos índices de obesidade.

Porém, apesar dos números preocupantes, a cada dia os brasileiros investem em novas soluções para evitar o aumento excessivo de peso, diversas delas cientificamente comprovadas.

A Alfacaps, por exemplo, é uma empresa que oferece cápsulas especialmente desenvolvidas para potencializar gastos calóricos ao longo do dia, acelerando o metabolismo e controlando o apetite de forma saudável.

As cápsulas são oferecidas até mesmo numa fórmula especial para o período da noite, controlando o apetite, o desenvolvimento da celulite e oferecendo uma alternativa comprovada contra o envelhecimento da pele. Via PnoAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário