quarta-feira, outubro 30, 2019

Câncer no cérebro atinge crianças e idosos, revela especialista.

Os gliomas podem aparecer no cérebro e em vários locais do sistema nervoso, incluindo o tronco cerebral e a coluna vertebral, são estas regiões, inclusive, que formam o Sistema Nervoso Central (SNC). O crescimento de células anormais nos tecidos dessas localizações, representam de 1,4 a 1,8% de todos tumores malignos no mundo.

Os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram ainda que cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro. De acordo com o neurocirurgião do Hapvida Saúde, Diogo Menezes, o câncer é próprio da região e não surge de outro tumor já diagnosticado anteriormente.

‘‘Nós sabemos que os tumores são causados por mutações genéticas, ou seja, alteração naquele DNA das células e quando nosso corpo falha no sistema de defesa. Geralmente, acontece esporadicamente, mas atinge algumas pessoas que têm fatores de riscos como doenças genéticas prévias ou exposição a radiação’’, explica o especialista.

A dor de cabeça é uma das queixas mais comuns que leva o paciente a procurar um médico. Sendo um dos sintomas dos gliomas, o alerta fica para o diagnóstico e entendimento correto. ‘‘ Na maioria das vezes essa doença pode se confundir com várias outras. Os sintomas mais comuns são, dor de cabeça persistente, dormência no braço, na perna e convulsões inesperadas’’, esclarece Diogo Menezes.

Os gliomas podem afetar qualquer faixa etária, inclusive em crianças, sendo mais comuns após os 40 e 50 anos de idade. O médico do Hapvida Saúde afirma que ‘‘hoje em dia, existem diversas maneiras de tratar esses casos bem mais individualizados pelo favorecimento da tecnologia. Os pacientes passam por cirurgia, onde a equipe médica prioriza a lesão ao máximo possível, preservando a qualidade de vida e minimizando o risco de sequelas’’.

Após o procedimento cirúrgico, o neurocirurgião do Hapvida Saúde, Diogo Menezes, revela que essas pessoas passam por um tratamento posterior. ‘‘Depois dos resultados, os pacientes passam por quimioterapia, que em alguns casos são remédios tomados em casa, e pela radiografia. Hoje conseguimos fazer cirurgia com paciente acordado, fazendo movimentos, leitura, tocando música, se for o caso. Alguns pacientes conseguem ter alta no dia seguinte ’’, enfatiza o médico.

Os tumores cerebrais possuem sintomas variáveis, dependendo da localização da lesão, por isso é ideal, a procura do especialista para a realização do diagnóstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário