sexta-feira, outubro 02, 2020

Outubro Rosa: Sesap alerta para prevenção do câncer de mama e colo do útero.

Declare seu amor por você, cuide-se”. Com esse lema a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia a campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama e câncer do colo do útero.

A estimativa do INCA para o ano de 2020 aponta 7.990 casos novos de neoplasias malignas para o estado do Rio Grande do Norte, sendo a maior incidência de casos novos por 100 mil habitantes.

câncer de mama aparece com 61,85 de incidência, enquanto o de colo do útero tem incidência de 17,01. No total, a estimativa para o sexo feminino é de 292,56 novos casos por 100 mil habitantes, o que reforça a importância de implementar estratégias efetivas para garantir a prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento nas oito regiões de saúde do RN.

A Área Técnica de Saúde da Mulher está trabalhando na qualificação das ações de saúde que visem o rastreamento e detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, bem como as ações de prevenção, visando à redução da morbimortalidade de mulheres e consequente melhoria nos indicadores de saúde.

Em articulação com o Núcleo de Agravos e Doenças não transmissíveis (DANT) e o Programa Estadual de Controle do Câncer, a equipe de Saúde da Mulher está compondo o grupo técnico responsável pela revisão do Plano Estadual de Oncologia, colaborando com as informações e propostas de ações estratégicas relacionadas ao câncer de mama e colo de útero.

No próximo dia 07, acontece o webnário “Câncer de Mama: prevenção, detecção precoce e cuidados nutricionais”, promovido pela Coordenadoria de Promoção à Saúde, Subcoordenadoria de Ações em Saúde e o Núcleo de Ciclos de Vida/Saúde da Mulher da Sesap, a partir das 15h, no canal do YouTube do NEESF SESAP – RN. Participam o médico mastologista da Liga contra o câncer, Maciel Matias; a nutricionista da Sesap, Mychelle Kytchia; a ginecologista e obstetra, Maria do Carmo Lopes e a enfermeira e sanitarista, Chyrly Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário