segunda-feira, janeiro 18, 2021

Rejeição a Bolsonaro vai a 40%, pior patamar desde julho, diz XP/Ipespe.

A rejeição ao presidente Jair Bolsonaro oscilou 5 pontos percentuais para cima em 1 mês e chegou a 40%, pior taxa desde julho de 2020.

A proporção da população que achava o chefe do Executivo ótimo ou bom era de 38% em dezembro. Agora, é de 32%. Os resultados são de pesquisa XP/Ipespe realizada de 11 a 14 de janeiro de 2021.

Todas as variações estão dentro da margem de erro do estudo, de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa entrevistou, por telefone, 1.000 pessoas, e foi realizada pouco antes da crise na saúde pública de Manaus, no Amazonas. Na 5ª feira (14.jan), hospitais da cidades ficaram sem oxigênio e leitos para socorrer pacientes. O tema repercutiu internacionalmente, com o noticiário majoritariamente negativo para Bolsonaro e seu governo.

Também depois disso, quando a pesquisa já estava concluída, a Anvisa liberou o uso emergencial, em caráter experimental, da CoronaVac, vacina desenvolvida pela biofarmacêutica chinesa Sinovac e distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan, e do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca.

No mesmo dia, domingo (17.jan), São Paulo iniciou a vacinação contra a doença, em uma vitória para o governador João Doria, adversário político de Jair Bolsonaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário