quarta-feira, julho 28, 2021

Meia passagem para estudantes de Natal/RN volta a valer em todos os horários.

A meia passagem para estudantes de Natal voltou a valer em todos os horários. A informação foi confirmada ao Agora RN pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) nesta quarta-feira 28. A Prefeitura do Natal havia decretado a suspensão da meia-passagem para estudantes no começo de março deste ano. A suspensão valia das 6h às 8h e das 17h às 19h, durante todos os dias úteis da semana. Para os estudantes, a exceção foi para aqueles que continuaram frequentando aulas em regime presencial.

No dia 19 de março, foi realizado um protesto na sede da STTU. Cerca de 50 manifestantes pediram a volta da meia passagem em horários de pico e a volta da frota de 100% dos ônibus. No protesto, a representante da UESP disse que comprovou que ao passar o cartão estudante no horário de pico na máquina dos transportes, o equipamento não liberou a catraca. “O meio passe estudantil continua não existindo nos horários de pico, nós já verificamos isso, quando o estudante passa a carteirinha na máquina do ônibus aqui de Natal, aparece horário não permitido.

Na conversa que tivemos com secretário, ele não demonstrou sensibilidade com as nossas exigências, pelo contrário, defendeu que a meia passagem deveria continuar suspensa nos horários de pico”, acrescentou. Na época, o secretário de Mobilidade Urbana de Natal, Paulo César Medeiros, respondeu que as reivindicações não eram competência da pasta e que após decisão da Justiça determinou o retorno de 100% da frota e volta da meia passagem estudantil. Desde que a Prefeitura tomou medidas para evitar aglomerações nos transportes públicos em horários de pico, a ocupação de passageiros reduziu em sete mil usuários que deixaram de pegar transportes diariamente neste horário em Natal, segundo a STTU.

No entanto, as atividades presenciais nas escolas da capital potiguar e do Estado estão sendo retomadas atualmente. A vereadora de Natal, Brisa Bracchi (PT), comemorou o retorno. “Depois de muita luta, a meia passagem de volta aos estudantes em todos os horários! Agora a mobilização é pro retorno da frota dos ônibus 100% na rua!”, escreveu no Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário