sexta-feira, setembro 01, 2023

Datafolha: Em SP, 45% avaliam o governo Lula como 'ótimo ou bom'.

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira mostra que 45% dos paulistanos avaliam o governo Lula como "ótimo ou bom", enquanto 25% consideram "ruim ou péssimo". Segundo o levantamento, 29% classificam a administração petista como "regular". Há, ainda, 1% que não opinou ou não soube responder.

Lula vai melhor na cidade de São Paulo do que no país. Na última pesquisa nacional do Datafolha, realizada no mês de junho, 37% avaliavam positivamente o governo do PT. Ou seja, oito pontos percentuais a menos do que na capital paulista.

O desempenho do presidente é melhor entre os eleitores de São Paulo com nível superior (57%). A avaliação negativa, por outro lado, é mais alta entre os evangélicos. No segmento religioso, que apoiou Jair Bolsonaro na eleição do ano passado, 37% avaliam o governo Lula como "ruim ou péssimo".

A avaliação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é inferior à de Lula. Somam 30% os eleitores da capital do estado que consideram a gestão Tarcísio "ótima ou boa". Outros 38% dizem que o governo do ex-ministro é "regular". E 27%, "ruim ou péssimo".

O desempenho de Tarcísio é menor na cidade do que no estado, onde a gestão dele foi avaliada como "ótima ou boa" por 44%, de acordo com Datafolha do mês de abril.

Ainda segundo o Datafolha, em São Paulo, Tarcísio é mais rejeitado pelos escolarizados (35%) e os que reprovam a gestão do prefeito Ricardo Nunes (61%). Por outro lado, o governador tem mais apoio entre pessoas com 60 anos ou mais (37%) e eleitores potenciais do atual prefeito (49%).

Lula e Tarcísio devem estar em palanques distintos na eleição municipal de São Paulo. O presidente fechou acordo para apoiar o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que lidera a corrida eleitoral paulistana com 32% de intenção de voto. Já Tarcísio, caminha para estar ao lado de Nunes, que tem 24% da preferência dos paulistanos. 

Na eleição do ano passado, a esquerda venceu na capital paulista. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ganhou de Tarcísio e Lula também saiu vitorioso, com 47,5% dos votos na cidade contra 38% de Jair Bolsonaro.

O Datafolha ouviu 1.092 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 29 e 30 de agosto. A margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário