terça-feira, junho 11, 2024

Professora Rosângela Silva é nova imortal da Academia Camarense de Letras.


A professora Rosângela Maria Silva foi eleita “imortal da Academia Camarense de Letras (ACL)”, a posse ocorreu domingo, 02/06.

Rosângela Maria Silva nasceu no dia 02 de junho de 1965, em Acarí/RN. Filha de Rita Emília da Conceição e de Josias Silva, foi a primeira de três filhas do casal que teve ainda seis filhos, totalizando nove herdeiros. Descendente de imigrante africana, pois sua bisavó paterna veio como parteira em um navio que vinha da África para o Brasil. E, segundo alguns historiadores de Carnaúba dos Dantas, por parte de mãe, há uma descendência indígena. Sendo assim, Rosângela é uma mescla étnica e cultural, características essas tão próprias do povo brasileiro.

Passou uma pequena parte de sua infância em sua cidade natal, pois de lá saiu aos quatro anos de idade para Carnaúba dos Dantas, onde residiu até o dia 23 de novembro de 1993, quando veio morar em João Câmara - RN, cidade que lhe acolheu e onde se encontra até os dias atuais.

Iniciou seus estudos no Jardim de Infância Clívia Marinho Lopes, Escola Estadual localizada em Carnaúba dos Dantas, da qual foi aluna de 1970 a 1971, cursando o jardim I e II. Em 1972 foi matriculada na Escola Estadual João Henrique Dantas, na mesma cidade, na qual estudou até 1986 e cursou de 1ª a 4 Séries do primário, como chamavam na época, do 5º ao 8º Ano Ginasial e fez o curso de Auxiliar de Escritório (Ensino Médio). Em 1983 parou de estudar e foi em busca de trabalho, como não conseguiu, decidiu voltar aos estudos em 1984. Foi nesse período que ela optou por fazer o Magistério. No ano seguinte a conclusão do Pedagógico, nomenclatura dada ao magistério naquela época, se inscreveu para o concurso de professores do RN. Sendo aprovada e convocada para lecionar na rede estadual de ensino em 26 de março de 1988.

Rosângela Silva é Graduação em Letras pela UFRN, sonho antigo, só veio a se concretizar, em João Câmara/RN, no ano de 2006. Daí para cá não parou mais de estudar. Cursou Pós-Graduação em Gestão Escolar, em Educação a Distância: Tutoria, Metodologia e Aprendizagem – pela EDUCON – Sociedade de Educação Continuada e Especialização em Tecnologia em Educação, pela PUC- Rio, Especialização em Dança e Pluralidade Cultural pela UFRN.

“Eu não estou sentindo que eu virei imortal. Eu estou sentindo que eu arranjei um segundo emprego, e um segundo emprego que eu vou me aplicar muito. Eu estou cheia de projetos para levar para a Academia e estou muito feliz. Eu acho que vai ser um momento da minha vida muito especial”, afirmou Rosângela Silva.

Alguns registros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário