sexta-feira, dezembro 26, 2025

Rede Estadual disponibiliza mais de 200 mil vagas para o ano letivo de 2026.

A rede estadual de educação deu início ao novo ciclo de matrículas para 2026, consolidando mudanças que ampliam a participação das famílias, reforçam a acessibilidade e garantem prioridade aos estudantes com deficiência. Mais de 200 mil vagas estão disponíveis entre renovações, transferências e novos estudantes.

Todo o processo pode ser realizado pelo portal do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), disponível em www.sigeduc.rn.gov.br 

Após as escolas estaduais concluírem o levantamento de ofertas de vagas, o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc) passa a receber, a partir de 22 de dezembro, às solicitações de renovação de matrícula, transferências e solicitações para o Ensino Médio em Tempo Integral e para a Educação Profissional. Esse período se estenderá até o dia 9 de janeiro. 

As primeiras etapas do período de matrícula foram concluídas no início deste mês e contemplaram os estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE).

“Estamos garantindo um processo mais inclusivo, transparente e organizado. A modernização da matrícula é também um compromisso com a equidade, assegurando prioridade para quem mais precisa e ampliando o suporte às famílias”, afirmou a secretária de Educação, Socorro Batista.

Uma das principais mudanças para 2026 é a possibilidade de renovação de matrícula diretamente pelos estudantes maiores de 18 anos ou por seus responsáveis, por meio do Portal do Estudante, Portal da Família ou pelos aplicativos SIGEduc Estudante e SIGEduc Família. Até este ano, as renovações eram feitas exclusivamente pelas escolas.

Em todas as modalidades, a atualização do questionário socioeconômico passa a ser obrigatória. A efetivação continuará sendo realizada pelas escolas após análise das solicitações.

As unidades de ensino também poderão seguir renovando alunos pelo Portal da Gestão, mas continuam obrigadas a imprimir e coletar assinatura dos termos de solicitação.

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