terça-feira, janeiro 06, 2026

Brasileiros publicam maior estudo já feito sobre sequelas do zika.

Pesquisadores de diferentes estados e instituições brasileiras publicaram, no fim do ano passado, o maior estudo do mundo sobre os principais efeitos do vírus Zika na infância.

A pesquisadora Maria Elizabeth Lopes Moreira, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), que integra o ZBC-Consórcio, destacou nesta terça-feira (6) a importância do estudo.

“Não há estudo anterior publicado com esse número de crianças”,

A pesquisa foi publicada no último dia 29 de dezembro de 2025, no periódico científico focado em saúde pública PLOS Global Public Health. 

Os dados foram investigados para descrever os casos, uniformizar as informações e definir qual é o espectro da microcefalia causada por esse vírus.

Maria Elizabeth lembrou que a maior incidência de microcefalia por Zika do mundo ocorreu no Brasil, que viveu uma epidemia da doença entre 2015 e 2016.

Na avaliação da pesquisadora do IFF/Fiocruz, o resultado mais importante do estudo foi a definição de como era a morfologia dessa microcefalia, isto é, o que ela apresentava de diferente em relação a outras microcefalias por outras causas.

Segundo Maria Elizabeth, o que torna o estudo especial é que os pesquisadores pegaram o banco de dados original e separaram todos os casos. “Além do grande número, foram examinados os dados primários dos diferentes estudos no Brasil”.

Até então, a caracterização da Síndrome Congênita do Zika (SCZ) se baseava em séries de casos e estudos com poucos participantes ou em estudos individuais.

“Já o tamanho relativamente grande da amostra permitiu observar que, entre as crianças com microcefalia, existe um espectro de gravidade e diferentes tipos de manifestações da Síndrome”, completou.

“Agora, a gente tem mais capacidade de dar respostas para o sistema público de saúde”.

O professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Demócrito Miranda, ressalta que a importância do estudo é consolidar um conhecimento que vem sendo construído nos últimos dez anos, desde o início da epidemia de microcefalia, identificada inicialmente no Nordeste brasileiro

Vitória Miranda é eleita a melhor tenista jovem da temporada 2025.

Mineira de Belo Horizonte, Vitória Miranda, de 18 anos,venceu o prêmio de melhor jogadora júnior de tênis em cadeira de rodas em 2025, concedido pela Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês). A entidade regula a modalidade e também organizar torneios juvenis, seniores, Copa Davis e Billie Jean King Cup. Esta é a primeira vez que uma brasileira é contemplada com o Prêmio Júnior do Ano da ITF.

No ano passado, Vitória enfileirou títulos: foram 10 na disputa de simples e outros oito nas duplas. Os principais foram obtidos no Aberto da Austrália e em Roland Garros na categoria juvenil – em ambos os Grand Slams a brasileira emplacou dobradinha de troféus (simples e duplas). A mineira também cravou duas medalhas de ouro no Parapan de Jovens de Santiago (Chile) na disputa de simples e nas duplas mistas, ao lado de Luiz Calixto.

“Sinto muita gratidão; não há nada melhor do que encerrar meu último ano como júnior com este reconhecimento internacional. Minhas melhores lembranças de 2025 foram o título de simples no Aberto da Austrália, entrar no top 20 do ranking mundial feminino adulto, ser campeã sul-americana, jogar com grandes jogadoras e evoluir como pessoa – principalmente como atleta, disse Vitória, que já recebera em dezembro o troféu de melhor atleta do tênis na premiação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). 

Rio: após apagão, Leme e Copacabana têm energia elétrica restabelecida.

A energia elétrica foi restabelecida nesta terça-feira (6) nos bairros Leme e Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, depois que um apagão no final da tarde do último sábado (3) deixou a região às escuras. O serviço também foi interrompido para os moradores das comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira.

De acordo com a concessionária Light, responsável pelo fornecimento de energia, o problema ocorreu por sobrecarga no sistema, depois de um furto de cabos da rede subterrânea. A companhia informou que para recomposição da rede foram mobilizados cerca de 100 profissionais, atuando 24 horas por dia. Para reduzir os impactos sofridos pela população, a empresa instalou 62 geradores de energia nos bairros afetados.

O superintendente da Light, Bruno Rodrigues, disse que os geradores servem de suporte para que as equipes trabalhem com segurança sem desligar os circuitos por muito tempo. "Sem eles, o impacto para os clientes teria sido muito maior”, defendeu. Os geradores ainda vão ficar funcionando por algum tempo, como medida preventiva. A concessionária não informou quando será feita a retirada dos equipamentos.

Ação da PM frustra ataque armado na zona Oeste de Natal/RN.

madrugada desta terça (6) foi marcada por uma intervenção policial no bairro Cidade Nova, na zona Oeste de Natal, após a Polícia Militar do Rio Grande do Norte identificar uma ação criminosa em andamento na região Segundo a PMRN, denúncias apontaram movimentações suspeitas, o que levou ao envio imediato de equipes especializadas.

Policiais do BOPE foram acionados e, ao chegarem ao local, passaram a ser alvos de disparos efetuados por suspeitos fortemente armados. Diante da situação, as guarnições reagiram e conseguiram impedir o avanço dos criminosos.

A corporação destacou que os tiros tiveram como alvo direto o efetivo policial, descartando qualquer relação com confronto entre grupos rivais. A resposta rápida evitou danos maiores e garantiu a manutenção da ordem pública na área.

Após encalhe, número de golfinhos mortos sobe para três na Grande Natal/RN.

O número de golfinhos mortos após um encalhe coletivo ocorrido no litoral da Grande Natal subiu para três. O caso mais recente foi registrado na manhã desta terça-feira (6), quando um novo animal foi encontrado sem vida na praia da Redinha Nova, em Extremoz, local onde o episódio teve início no último domingo (4).

Uma equipe do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) esteve na praia e realizou a remoção do corpo para a realização de necropsia. Segundo os pesquisadores, há fortes indícios de que os três golfinhos pertenciam ao mesmo grupo.

O primeiro óbito foi confirmado ainda no domingo (4), após o encalhe de pelo menos 10 golfinhos. Na ocasião, moradores ajudaram a devolver a maioria dos animais ao mar. Quando biólogos e médicos-veterinários chegaram ao local, um dos golfinhos ainda estava vivo, recebeu atendimento, mas não resistiu.

Já na tarde da segunda-feira (5), outro golfinho foi localizado morto na praia de Graçandu, também em Extremoz, elevando para dois os registros até então.

Brasil recebeu em 2025 quase 10 milhões de turistas estrangeiros.

Em 2025, o Brasil registrou o melhor momento no turismo internacional, com 9.287.196 chegadas de turistas estrangeiros. O resultado representa aumento de 37,1% em relação a 2024, ano que, até então, detinha o recorde histórico, com cerca de 6,7 milhões de visitantes internacionais.

Além de superar o desempenho do ano anterior, o país também ultrapassou, a meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027. A expectativa para 2025 era alcançar 6,9 milhões de chegadas internacionais, número que foi superado em 34,6%.

Em dezembro de 2025, o Brasil registrou um crescimento de 11% na entrada de turistas internacionais, em comparação com o mesmo período de 2024. Ao todo, 896.488 visitantes estrangeiros desembarcaram em destinos nacionais, cerca de 90 mil a mais do que no mesmo mês do ano anterior.

O resultado consolidou dezembro como o quarto melhor mês do ano em volume de chegadas internacionais, atrás de janeiro, fevereiro e março.

Destino

De acordo com o Ministério do Turismo, São Paulo foi a maior porta de entrada dos estrangeiros no Brasil, com 2.753.869 visitantes internacionais, seguido pelo Rio de Janeiro, com 2.196.443, e pelo Rio Grande do Sul, que recebeu 1.535.806 turistas ao longo do ano.

Origem

Entre os mercados emissores, a Argentina manteve a liderança absoluta, com 3.386.823 turistas, reafirmando a força do turismo regional e a integração sul-americana. Na sequência, vieram os chilenos, com 801.921 visitantes, e os americanos, que somaram 759.637 chegadas ao Brasil em 2025. Já viajantes vindos de países da Europa, como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha, juntos, somaram 1.274.567 visitantes chegando ao Brasil.

Homem é morto a facadas dentro de academia em Londrina após discussão; autor do crime foi preso no local.

Uma discussão entre dois homens terminou em morte e prisão em Londrina, no norte do Paraná, na noite de segunda-feira (5). David Schmidt Prado, de 37 anos, foi morto a facadas por Lucas Wancler Ferreira dos Santos, de 30, após um desentendimento iniciado no estacionamento de uma academia na avenida Faria Lima, na zona sul da cidade. Câmeras de segurança registraram toda a ação.

Segundo testemunhas, a briga começou após Prado deixar a academia e encontrar Santos no estacionamento. O motivo teria sido um relacionamento da vítima com a ex-namorada do agressor. Imagens mostram Santos desferindo as primeiras facadas ainda no local.

Ferido, Prado retornou à academia pedindo socorro e solicitou que a polícia fosse acionada. Santos o perseguiu, pulou a catraca do estabelecimento e atingiu a vítima com mais uma facada no abdômen. Prado tentou fugir para o fundo da academia, mas não resistiu aos ferimentos.

PM que treinava no local deu voz de prisão ao autor das facadas

A agressão foi interrompida por um policial militar que treinava no local e deu voz de prisão ao autor das facadas, que se rendeu e largou a faca. O PM manteve Santos imobilizado até a chegada da polícia e do Samu. Prado sofreu ao menos cinco facadas e morreu dentro da academia.

Santos foi preso em flagrante por homicídio e permaneceu em silêncio no interrogatório. Ele ainda não tem advogado constituído. A academia suspendeu as atividades nesta terça-feira (6) e divulgou nota de solidariedade à família da vítima, destacando a rápida intervenção do policial que estava no local.

Moraes nega transferência de Bolsonaro a hospital e exige laudo médico elaborado pela PF.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira (6) o pedido de transferência imediata do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para um hospital, após a queda que ele relatou ter sofrido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Na decisão, Moraes afirmou não haver necessidade de remoção urgente e determinou que a defesa apresente ao STF o laudo médico elaborado pela Polícia Federal, além de indicar quais exames considera necessários e se eles podem ser realizados na própria PF.

Mais cedo, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou nas redes sociais que o ex-presidente caiu e bateu a cabeça em um móvel da cela. A Polícia Federal afirmou que Bolsonaro recebeu atendimento médico logo após relatar o ocorrido e que foram constatados apenas ferimentos leves, com recomendação de observação, sem necessidade de encaminhamento hospitalar.

O médico Cláudio Birolini, responsável pelo acompanhamento de Bolsonaro, afirmou à CNN Brasil que o ex-presidente sofreu um traumatismo craniano leve.

Eliza Samudio: consulado e mãe confirmam que passaporte com nome da brasileira foi encontrado em Portugal.

Um passaporte antigo em nome de Eliza Silva Samudio foi encontrado num apartamento em Portugal e entregue às autoridades brasileiras. A descoberta do documento foi reportada pelo portal Leo Dias e confirmada, mais tarde, pelo Consulado-Geral Brasileiro em Portugal e pela mãe da brasileira, Sônia Moura. Procurado, o Itamaraty disse que o passaporte está expirado e cancelado e ficará à disposição da família da brasileira para que o receba, caso queira. 

Onde o passaporte de Eliza Samudio foi encontrado?

O passaporte foi encontrado, "escondido ou esquecido", em meio a livros, num apartamento alugado, no fim de 2025. Um homem identificado apenas como José o teria localizado e levado até o Consulado em Lisboa. Segundo o portal, fontes oficiais confirmaram a autenticidade do documento, que não teria segunda via emitida.

Sônia Moura disse ao jornal O Tempo que tomou conhecimento do caso, mas que só vai se manifestar a respeito depois de o objeto passar por uma análise mais detalhada por parte dela e de advogados.

Já o Consulado-Geral Brasileiro disse, em nota, que recebeu o documento na sexta-feira (2) e fez uma comunicação oficial ao Itamaraty em Brasília "informando que o passaporte foi encontrado e entregue ao consulado". "Neste momento estamos aguardando instruções sobre quais são os próximos passos com relação ao documento", afirma o comunicado.

José mora no apartamento com a mulher e a filha, com outra mulher e um homem jovem que também alugaram espaço na mesma residência, diz o portal. Ele disse ter encontrado o documento ao olhar os livros dispostos numa sala compartilhada.

— Quando encontrei o documento e vi de quem era, por se tratar de uma pessoa que foi um caso que teve grande repercussão no Brasil e no mundo inteiro, fiquei em choque. Pela foto eu já sabia de quem era, quem era a dona. (…) Lá estava, em cima de um livro, visível, esse documento — disse. 

Documento de Eliza Samudio não registra saída de Portugal

Foi José quem procurou o portal. O documento tem marcação de entrada em Portugal, em 2007, mas não registra a saída da brasileira. Três anos depois, já no Brasil, Eliza Samudio foi assassinada, segundo a Justiça brasileira. Não se sabe como ela retornou ao Brasil, mas uma das possibilidades é que ela tenha perdido o passaporte e pedido uma autorização para voltar ao país natal.

Saúde vai monitorar cenário sanitário na fronteira com a Venezuela.

O Ministério da Saúde enviou uma equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) para Roraima, estado que faz fronteira com a Venezuela. O objetivo é avaliar estruturas de saúde, profissionais, vacinas e outros insumos.

Em nota, o ministério informou que estrutura um plano de contingência para resposta do SUS a um “possível agravamento da crise internacional e avanço da demanda de migrantes na região fronteiriça” após ataque conduzido pelo governo norte-americano. 

“Até o momento, o fluxo migratório segue o mesmo na região”, destacou o ministério no comunicado. 

Ainda segundo a nota, as equipes enviadas a Roraima possuem vasta experiência em situações de tragédia e estão identificando estruturas hospitalares e avaliando a possibilidade de ampliação. 

Caso haja necessidade, o governo informou que vai montar hospitais de campanha e expandir estruturas existentes com o objetivo de reduzir os impactos no sistema público de saúde brasileiro.

Na nota, o Ministério da Saúde se coloca à disposição da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para ajuda humanitária, citando apoio por meio do fornecimento de medicamentos e insumos para diálise, visto que o principal centro de distribuição da cidade de La Guaira, na Venezuela, ficou destruído após um ataque.

“O Ministério da Saúde reafirma o papel do SUS como referência internacional ao garantir assistência médica integral a todas as pessoas em solo nacional. Para imigrantes em cidades de fronteira, esse direito é assegurado, independentemente do status migratório ou nacionalidade”, concluiu o comunicado. 

Conselho de Veterinária alerta para doença que afeta gatos.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo alerta para o aumento de casos de esporotricose animal na cidade.

A doença causada por fungos do gênero Sporothrix é considerada preocupante e “já representa um impacto significativo na saúde animal e humana”.

Os fungos afetam principalmente os gatos, pois são bem adaptados à temperatura corporal da espécie, considerada chave para a cadeia de transmissão.

 A esporotricose é um risco para animais soltos, sendo considerada como “um dos principais desafios sanitários urbanos relacionados a zoonoses no Brasil”, informa o conselho, que editou norma técnica para os profissionais paulistas.

“Os gatos contraem a doença por inoculação traumática, seja pelo contato com solo – ao cavar – com espinhos, lascas de madeira ou matéria orgânica contaminados, seja pelo contato direto com outros animais doentes, principalmente durante brigas, arranhões e mordeduras, ou, ainda, pelo contato com secreções de lesões cutâneas, considerada a principal via de contaminação”, informa a coordenadora técnica médica-veterinária do conselho, Carla Maria Figueiredo de Carvalho.

A doença é observada em todas as regiões do país, com maior incidência nos estados do Sul e Sudeste. Há transmissão entre animais domésticos e selvagens e com transmissão de cerca de mil casos por ano para humanos, e tem avançado continuamente desde 2011 em território paulista, se espalhando por municípios da Região Metropolitana e do litoral.

Entre 2022 e 2023, o número de casos confirmados de esporotricose animal no estado aumentou de 2.417 para 3.309.

“Apesar desse crescimento, a notificação da doença em animais ainda não é obrigatória na maior parte do território paulista, o que dificulta a mensuração real do problema e o planejamento de estratégias eficazes de controle”, explica a nota do conselho.

Com o aumento de casos a variante humana da doença passou a ter notificação compulsória desde o primeiro semestre de 2025, mas suas variantes zoonóticas não o tem. O Projeto de Lei n˚ 707/2025, que tramita na Assembléia Legislativa do estado, propõe tornar obrigatória a notificação de todos os casos suspeitos e confirmados de esporotricose em humanos e animais aos serviços de vigilância epidemiológica estadual. Hoje há orientação para que casos em animais sejam notificados.

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo alerta que os sintomas da esporotricose em humanos podem surgir entre poucos dias e até três meses após a infecção.

“Geralmente, a doença se manifesta inicialmente como um pequeno nódulo indolor que, com o tempo, pode aumentar de tamanho e evoluir para uma ferida aberta. As formas clínicas da esporotricose humana dependem do estado imunológico do paciente e da profundidade das lesões, podendo se apresentar de forma cutânea, atingindo a pele, o tecido subcutâneo e o sistema linfático, ou de forma extracutânea, com disseminação para órgãos como pulmões, ossos e articulações”, explica Carla Maria.

O atendimento médico deve ser procurado logo que surjam os primeiros sintomas. Quando não tratada adequadamente, a esporotricose pode evoluir para feridas extensas e formação de nódulos, e pode se disseminar para além da pele em pessoas com imunossupressão, atingindo pulmões, ossos e articulações.

O conselho também alerta para a importância de tratar animais doentes e evitar seu abandono, quebrando a cadeia de infecções. Gatos com sinais suspeitos devem ser avaliados por médico veterinário e, sempre que possível, submetidos a exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico. 

Senado inicia 2026 com decisão que pode mudar os rumos da educação no país.

O Senado Federal inicia o ano legislativo de 2026 com a missão de analisar e aprovar o novo Plano Nacional de Educação (PNE). O projeto de lei que estabelece as diretrizes da política educacional para a próxima década foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro e já está em tramitação no Senado, onde deve começar a ser discutido após o recesso parlamentar, em fevereiro.

Embora o rito de tramitação ainda não esteja definido, a presidente da Comissão de Educação (CE), senadora Teresa Leitão (PT-PE), afirmou que o PNE será a principal prioridade do colegiado neste início de ano. Segundo a parlamentar, há consenso entre os principais atores da área educacional e apoio da presidência do Senado e do Ministério da Educação para que o tema seja tratado com urgência.

“O principal tema, logo no início de 2026, será, sem dúvida, o Plano Nacional de Educação e seus desdobramentos pelos entes federativos. Essa será a nossa primeira pauta”, declarou Teresa Leitão em pronunciamento no plenário em dezembro.

Procon Natal/RN alerta para regras de cobrança em barracas de praia.

O episódio de violência registrado em Porto de Galinhas (PE), após desentendimento sobre cobrança por cadeiras e guarda-sol, acendeu o alerta em praias turísticas do Nordeste e trouxe o debate para a orla de Ponta Negra, em Natal. Diante da repercussão, o Procon Natal reforçou que a cobrança pelo uso da estrutura é permitida, desde que feita de forma clara, transparente e sem exigência de consumação mínima.

Segundo a diretora-geral do órgão, Dina Pérez, as principais denúncias recebidas envolvem cobrança de valores não informados previamente, diferença entre preço anunciado e o cobrado na conta, taxas extras sem aviso e distinção de preços entre turistas e moradores. “O Código de Defesa do Consumidor não proíbe a cobrança pela estrutura, mas veda qualquer tipo de condicionamento ou imposição de consumo”, explica.

Em Ponta Negra, barraqueiros afirmam que adotam regras claras para evitar conflitos. Alguns estabelecimentos liberam cadeiras e guarda-sol mediante consumo, enquanto outros cobram um valor fixo pelo uso, abatido caso o cliente consuma no local. Trabalhadores destacam ainda os altos custos de manutenção das barracas, cadeiras e guarda-sóis como justificativa para a cobrança.

O Procon informou que intensificou ações educativas e fiscalizações durante o veraneio para orientar comerciantes e proteger consumidores. Em caso de irregularidade, a recomendação é reunir provas como fotos, nota fiscal e identificação do estabelecimento e registrar denúncia pelos canais oficiais do órgão ou junto à Prefeitura do Natal.

Anvisa manda recolher lote de chá de camomila Água da Serra.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (5), o recolhimento do lote 6802956 do Chá de Camomila Lavi Tea, da marca Água da Serra, proibindo sua comercialização, distribuição, divulgação e consumo. Segundo a agência, a medida ocorreu depois da empresa informar o recolhimento voluntário do lote, depois da detecção de irregularidades em seu produto.

“O ensaio de identificação de elementos histológicos (células, tecidos e matriz extracelular) apontou a presença de talos, ramos e sementes que não são comuns no chá. O ensaio de pesquisa de matérias estranhas acusou 14 larvas inteiras e 224 fragmentos de insetos em 25g do produto, sendo que o limite aceitável é de 90 fragmentos em 25g de produto”, explicou a Anvisa em nota.

Segundo a agência, o fato evidencia graves falhas no processo de boas práticas de fabricação do referido lote.

Pomada

Também foi proibida a fabricação, distribuição, comercialização, divulgação, importação e utilização da Pomada Cicatrizante Inkdraw Aftercare, indicada para uso pós-tatuagem. Segundo a Anvisa, a origem do produto é desconhecida e não há registro ou notificação da pomada na agência.

Piso previdenciário passa a ser de R$ 1.621 e começa a ser pago dia 26 de janeiro.

O piso previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi reajustado para R$ 1.621,00 em 2026, atingindo todos os beneficiários que recebem até um salário mínimo.

Os pagamentos com o novo valor serão realizadosa partir do dia 26 de janeiro e devem impactar 21,9 milhões de benefícios. O reajuste foi de 6,79% e passou a valer em 1° de janeiro.

Conforme o Ministério da Previdência Social, oimpacto total do novo valor em 2026 será de cerca de R$ 30,7 bilhões.

A pasta também informou, em nota, que o impacto por cada real de aumento no valor do salário-mínimo este ano é de R$ 298,124 milhões. O cálculo leva em conta apenas os benefícios do Fundo do Regime Geral de Previdência Social (FRGPS), ou seja, não inclui benefícios assistenciais, como o BPC/LOAS.

O aumento do piso previdenciário não altera os valores dos benefícios acima do mínimo. Esses benefícios serão reajustados seguindo a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) entre dezembro de 2024 e dezembro de 2025. O INPC de dezembro será divulgado pelo IBGE na próxima sexta-feira (9).

Além disso, os segurados que se aposentaram ou começaram a receber pensão ou auxílio ao longo do ano passado terão uma correção que corresponderá à variação do INPC entre o mês da concessão do benefício até o fim do ano – proporcional ao número de meses em que o benefício foi concedido.

Comunicado do SINTE-RN Regional de João Câmara/RN.

Durante o mês de janeiro, a sede do sindicato funcionará até meio-dia, ou seja, não haverá expediente a tarde.

Em Fevereiro voltamos com nossos atendimentos normalmente!

Em carta, CNBB expressa apoio à Igreja na Venezuela.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou carta à presidência da Conferência Episcopal Venezuelana manifestando solidariedade diante do atual contexto vivido no país, após ataque conduzido pelo governo norte-americano.

No documento, divulgado nas redes sociais, a CNBB avalia o cenário no país vizinho como um momento marcado por tensões, sofrimentos e incertezas que atingem o povo venezuelano.

“Unimo-nos espiritualmente às vossas orações e iniciativas pastorais, expressando nossa solidariedade às vítimas da violência, aos feridos e às famílias enlutadas.”

“Como pastores da Igreja na América Latina, partilhamos a dor do povo que sofre e renovamos nossa esperança na força do Evangelho da paz desarmada e desarmante”, completou o comunicado.

Na carta, a CNBB cita o diálogo sincero, a justiça e o respeito à dignidade da pessoa humana e à soberania das nações como único caminho capaz de promover o bem comum, além de “fortalecer a democracia e “construir uma convivência social marcada pela reconciliação e pela paz duradoura”. 

“Que o Espírito Santo continue a sustentar a missão profética da Igreja na Venezuela, concedendo serenidade, sabedoria e fortaleza a todos e conduzindo o povo venezuelano pelos caminhos da unidade e da esperança.”

segunda-feira, janeiro 05, 2026

Barragem de Oiticica volta a ultrapassar 100 milhões de metros cúbicos em Jucurutu/RN.

O segundo maior reservatório de água do RN, a barragem Oiticica, em Jucurutu/RN, alcançou o volume de 100,11 milhões de metros cúbicos.

Neste sábado, 3 de janeiro, estava com 14,65% de sua capacidade máxima, que é de 683,4 milhões de metros cúbicos.

A última vez que Oiticica alcançou a marca de 100 milhões de metros cúbicos foi no dia 25 de outubro do ano passado. Daquela data até sexta-feira passada, 2 de janeiro, sempre este abaixo desse volume.

Mega da Virada 2025: um vencedor do bolão de Franco da Rocha ainda não buscou prêmio.

Um dos vencedores da Mega da Virada 2025 que participou de um bolão registrado em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, ainda não procurou a Caixa Econômica Federal para receber o prêmio de mais de R$ 10 milhões, referente à sua cota no jogo que acertou as seis dezenas.

Segundo a Caixa, o bolão tinha 18 cotas e 17 ganhadores já compareceram para sacar o dinheiro. Apenas uma pessoa (ou grupo responsável pela cota) ainda não se apresentou. O prazo para resgate do prêmio é de 90 dias após o sorteio, realizado em 1º de janeiro de 2026, e termina em 1º de abril.

Caso o valor não seja retirado até essa data, o dinheiro será repassado ao Tesouro Nacional e destinado ao Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

O bolão de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, que foi uma das seis apostas vencedoras da Mega da Virada 2025 tinha 14 números e foi montado pelo próprio dono da lotérica. Eram 18 cotas, no valor individual de R$ 1.351,34. Elas vão dividir R$ 181.892.881,09, e cada uma levará pouco mais de R$ 10 milhões.

Segundo a Caixa, os apostadores das apostas individuais contempladas com o prêmio principal (6 acertos) da Mega da Virada 2025, registradas nas cidades de Belo Horizonte (MG) (canal eletrônico), Rio de Janeiro (RJ) (canal eletrônico), São Paulo (SP) (canal eletrônico), já se apresentaram para o recebimento do prêmio.

O ganhador da aposta simples realizada em João Pessoa (Paraíba) ainda não compareceu para o recebimento do prêmio.

Em relação ao bolão de 10 cotas registrado na cidade de Ponta Porã (MS): todos os apostadores já se apresentaram para o recebimento do prêmio.

Cruzeiro encerra negociações com o Flamengo, e Kaio Jorge fica para 2026.

A diretoria do Cruzeiro se reuniu com Kaio Jorge na tarde desta segunda-feira e selou a permanência do atacante na Toca da Raposa em 2026. Com isso, qualquer tratativa para a venda do jogador ao Flamengo foi encerrada. 

O Cruzeiro ainda pensa em acionar o Flamengo na Fifa por assédio a Kaio Jorge. Fontes ouvidas pela reportagem revelaram que o clube estava tentando contato direto com o jogador da Raposa, mesmo após as recusas do time mineiro. O Cruzeiro não teria gostado das investidas feitas pelo próprio Filipe Luís, técnico do time carioca.  

O Fla demonstrou interesse em Kaio Jorge e ofereceu um total de 32 milhões de euros (R$ 207 milhões) envolvendo o valor de mercado de Everton Cebolinha, mas a Raposa recusou. O Cruzeiro avisou que não vai negociar o jogador por um valor menor que 50 milhões de euros (R$ 324 milhões, na cotação atual), quantia que o Flamengo não estava disposto a chegar.

O Flamengo não tinha desistido de ter Kaio Jorge. O clube estudava desde domingo subir a oferta e contava com um desejo do jogador para tentar mobilizar o Cruzeiro. Filipe Luís entrou no circuito para ajudar no convencimento. Os cariocas não foram comunicados oficialmente e esperavam essa reunião para proceder.

Os cariocas debatiam a possibilidade de passar dos 30 milhões de euros (R$ 189,9 milhões), mas sem envolver um atleta. Houve uma primeira avaliação sobre ter chegado ao teto na quantia, mas, diante do desejo de Kaio e da vontade de Filipe Luís de ter o jogador, esse cenário poderia mudar.

Kaio Jorge era o plano A do Flamengo no mercado. Marcos Leonardo é interesse antigo, mas também não seria uma negociação fácil. Vivendo bom momento no Al-Hilal, o jogador ainda não recebeu nenhum comunicado oficial e tem alto salário. Agora, o clube terá que recalcular a rota.

Kaio Jorge se reapresentou nesta segunda-feira junto com o restante do elenco - parte tinha começado os trabalhos na sexta-feira. O jogador teve o primeiro contato com Tite, o novo treinador da Raposa.

Em fala na ONU, Estados Unidos negam guerra e ocupação da Venezuela.

Os Estados Unidos negaram nesta segunda-feira (5) estar em guerra ou ocupar a Venezuela ao justificar, na reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), a operação que resultou no sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro no último sábado (3), em Caracas.

O representante dos EUA na ONU, o embaixador Michael Waltz, disse que a ação em território venezuelano teve caráter jurídico e não militar. Na retórica estadunidense, houve “aplicação da lei, facilitada pelas Forças Armadas”.

“Não há guerra contra a Venezuela nem contra o seu povo. Não estamos ocupando um país. Tratou-se de uma operação de aplicação da lei em cumprimento de acusações legais que existem há décadas”, disse Waltz.

“Os Estados Unidos prenderam um narcotraficante que agora responderá a julgamento nos Estados Unidos, de acordo com o Estado de Direito, pelos crimes que cometeu contra o nosso povo ao longo de 15 anos”, complementou.

Nicolás Maduro e a mulher, Cilia Flores, foram acusados de serem fugitivos da Justiça dos EUA. O líder venezuelano é descrito como chefe de uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas e armas, chamada pelos EUA de "Cartel de los Soles".

Organizações como a International Crisis Group dizem que o Cartel de los Soles não existe e que a narrativa é usada como estratégia dos EUA para intervir na Venezuela. Segundo o embaixador estadunidense “provas esmagadoras de seus crimes serão apresentadas abertamente nos processos judiciais”.

Na ONU, Waltz comparou o sequestro de Maduro ao de Manuel Noriega, no Panamá, em 1989. Levado para os Estados Unidos, Noriega foi condenado por um tribunal e cumpriu prisão tanto no país quanto no Panamá.

Durante o discurso, Waltz disse que Maduro não é reconhecido como chefe de Estado legítimo. Ele citou que mais de 50 países rejeitam o resultado das eleições de 2024, também consideradas fraudulentas por um painel de especialistas da ONU.

“Se as Nações Unidas conferirem legitimidade a um narcoterrorista ilegítimo e lhe derem o mesmo tratamento previsto nesta Carta que a um presidente democraticamente eleito ou chefe de Estado, que tipo de organização é essa?”, questionou o embaixador.

O representante estadunidense disse ainda que Maduro “tornou-se incrivelmente rico” às custas do povo e favoreceu a ação de inimigos dos Estados Unidos em território venezuelano.

“Este é o Hemisfério Ocidental. É onde vivemos e não vamos permitir que seja usado como base de operações por adversários, concorrentes e rivais dos Estados Unidos. Não se pode transformar a Venezuela em um centro operacional do Irã, do Hezbollah, de gangues, de agentes de inteligência cubanos e de outros atores malignos que controlam aquele país”, disse Waltz.

“Não se pode continuar tendo as maiores reservas de energia do mundo sob o controle de adversários dos Estados Unidos, sob líderes ilegítimos, sem beneficiar o povo da Venezuela, e sendo roubadas por um punhado de oligarcas dentro do país”, complementou.

Saque-aniversário do FGTS 2026 começa a ser liberado.

Os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já podem se organizar para os pagamentos de 2026. Quem nasceu em janeiro e optou pela modalidade está com o valor liberado desde o dia 2 de janeiro, primeiro dia útil do mês.

O saque-aniversário fica disponível por até 90 dias e pode ser feito de forma digital, pelo aplicativo do FGTS, ou presencialmente nas unidades da Caixa.

A seguir, confira quem tem direito, como sacar, o calendário completo de 2026 e quanto é possível receber.

Quem pode sacar o FGTS em 2026?

  • Podem receber o saque-aniversário os trabalhadores que:
  • Possuem saldo em contas ativas ou inativas do FGTS;
  • Aderiram previamente à modalidade saque-aniversário.
  • Quem não fez a opção continua automaticamente no saque-rescisão, modelo tradicional do FGTS.

Calendário do saque-aniversário do FGTS 2026:

O valor fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário e pode ser retirado por até três meses.

Confira o calendário oficial:

  • Janeiro: 2 de janeiro a 31 de março de 2026;
  • Fevereiro: 2 de fevereiro a 30 de abril de 2026;
  • Março: 2 de março a 29 de maio de 2026;
  • Abril: 1º de abril a 30 de junho de 2026;
  • Maio: 4 de maio a 31 de julho de 2026;
  • Junho: 1º de junho a 31 de agosto de 2026;
  • Julho: 1º de julho a 30 de setembro de 2026;
  • Agosto: 3 de agosto a 30 de outubro de 2026;
  • Setembro: 1º de setembro a 30 de novembro de 2026;
  • Outubro: 1º de outubro a 30 de dezembro de 2026;
  • Novembro: 2 de novembro de 2026 a 29 de janeiro de 2027;
  • Dezembro: 1º de dezembro de 2026 a 26 de fevereiro de 2027.

Atenção: se o valor não for sacado dentro do prazo, o dinheiro retorna automaticamente para a conta do FGTS e só poderá ser retirado no ano seguinte.

Como sacar o FGTS pelo saque-aniversário?

O resgate pode ser feito online, em poucos minutos. Veja o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo FGTS e faça login com sua conta Gov.br;
  • No menu inicial, toque em “Saque-aniversário”;
  • Selecione “Indicar conta para crédito”;
  • Cadastre uma conta corrente ou poupança;
  • Confirme os dados e aguarde o depósito.

Também é possível sacar o valor presencialmente nas agências da Caixa, casas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.

Embaixador do Brasil na ONU: fins não justificam os meios na Venezuela.

Em reunião do Conselho de Segurança na Organização das Nações Unidas (ONU), o embaixador do Brasil Sérgio Danese disse, nesta segunda (5), que não é possível aceitar o argumento de que os fins justificariam os meios na intervenção armada dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou no sequestro do presidente Nicolás Maduro, no último sábado (4).

Para ele, não é admissível justificar o uso da força ou a derrubada ilegal de um governo em função da exploração de recursos naturais ou econômicos.

“Esse raciocínio carece de legitimidade e abre caminho para conceder aos poderosos o direito de definir o que é justo ou injusto, certo ou errado, e até mesmo de desconsiderar a soberania nacional, impondo decisões que os fracos devem tomar.” 

Cobertura de testagem para HIV cresce 47% em comunidades indígenas.

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (5) que distribuiu mais de de 1 milhão de testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) nos territórios indígenas em 2025, o que representa um aumento de 25% em relação a 2022. Segundo a pasta, que contou com apoio dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), a cobertura de testagem para HIV/AIDS nas comunidades indígenas aumentou em 47% desde 2022.

Entre 2024 e 2025, a cobertura da testagem para HIV e outras ISTs cresceu 63,62%, o que reflete o crescimento da oferta de exames para o diagnóstico precoce e o acesso oportuno ao tratamento. As ações nos territórios também incluem a distribuição de preservativos, visando fortalecer as estratégias de prevenção.

Na avaliação do secretário de saúde indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba, essa estratégia é crucial, porque “amplia e qualifica o diagnóstico precoce, melhora o acesso ao tratamento e reduz a transmissão entre a população indígena, além de revelar a real dimensão da carga de doenças e infecções nas terras indígenas”.

A diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (DAPSI) do Ministério da Saúde, Putira Sacuena, afirmou que a ampliação da testagem “fortalece o controle das ISTs, principalmente quando combinada com estratégias de prevenção e ações para reduzir as morbidades e garantir ao paciente tratamento rápido e qualificado”.

Salários de até R$ 30 mil e inscrições abertas: concurso da Câmara dos Deputados vira alvo de disputa nacional.

As inscrições para o concurso público da Câmara dos Deputados já estão abertas e podem ser realizadas até as 18h do dia 26 deste mês. O processo seletivo será organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com inscrições realizadas pela internet.

O edital prevê oportunidades para candidatos com nível superior completo, independentemente da área de formação.

No total, o concurso oferece 70 vagas imediatas, além de outras 70 destinadas à formação de cadastro de reserva, ampliando as chances de convocação ao longo da validade do certame.

Brasil condena ataque dos EUA à Venezuela na ONU e alerta para colapso da ordem internacional.

O Brasil condenou duramente, nesta segunda-feira, a intervenção militar dos Estados Unidos na Venezuela durante sessão do Conselho de Segurança da ONU, em Nova York. Em discurso, o embaixador brasileiro Sergio Danese afirmou que a ação representa uma violação grave da Carta das Nações Unidas e do direito internacional, além de criar um precedente considerado extremamente perigoso para a estabilidade da ordem global.

Segundo o diplomata, o bombardeio em território venezuelano e a captura do presidente do país ultrapassam limites inaceitáveis e configuram uma afronta direta à soberania nacional. Danese ressaltou que o uso da força só é admitido em situações estritamente previstas pela Carta da ONU e alertou que a normalização desse tipo de ação abre caminho para um cenário de violência, desordem e enfraquecimento do multilateralismo.

O representante brasileiro citou dados globais para ilustrar os impactos do colapso das regras internacionais, como o recorde de 61 conflitos armados ativos no mundo, mais de 117 milhões de pessoas em crises humanitárias e gastos militares que se aproximam de US$ 2,7 trilhões. Ele afirmou que interesses políticos, econômicos ou geopolíticos não podem justificar intervenções armadas ou a derrubada ilegal de governos.

Danese também destacou que a América Latina e o Caribe são historicamente uma zona de paz e que o uso da força na região remete a intervenções passadas que resultaram em regimes autoritários e graves violações de direitos humanos. Para o embaixador, a agressão à Venezuela é um episódio sem precedentes recentes na América do Sul, envolvendo um país que faz fronteira direta com o Brasil.

Ao final, o diplomata defendeu uma reação firme do Conselho de Segurança e reforçou que o futuro da Venezuela deve ser decidido exclusivamente por seu povo, por meio do diálogo e sem interferência externa. Segundo ele, permitir que a “lei da força” se sobreponha ao direito internacional ameaça não apenas um país, mas toda a comunidade internacional.

Homem não paga rateio e fica sem R$ 7 mil na quina da Mega da Virada no interior do RN.

O que era para ser motivo de comemoração acabou virando lição para um dos participantes de um bolão da Mega da Virada em Currais Novos, no interior do Rio Grande do Norte. O grupo acertou a quina e garantiu um prêmio de pouco mais de R$ 7 mil para cada integrante, valor que animou a chegada da segunda-feira (5).

Ao todo, o bolão contava com dez participantes, que deveriam dividir o custo total da aposta, no valor de R$ 1.260 — o equivalente a R$ 126 por pessoa. No entanto, um dos integrantes não pagou a sua parte no rateio antes do jogo.

Para não perder a aposta, o organizador do bolão decidiu assumir o valor que faltava. Com isso, acabou ficando com duas cotas do prêmio após o acerto da quina, embolsando cerca de R$ 14 mil.

Já o participante que não contribuiu com o valor da aposta ficou de fora da divisão e perdeu a chance de começar o ano com R$ 7 mil no bolso.

RN tem 36 resgates por afogamento nos primeiros quatro dias de 2026.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) informou que, nos primeiros quatro dias de 2026, foram registrados 36 resgates por afogamento em todo o estado.

O número se aproxima do total contabilizado durante todo o mês de janeiro de 2025, quando ocorreram 82 casos. 

O balanço parcial da Operação Verão 2026 aponta ainda os seguintes números: 

• Queimaduras por caravela-portuguesa: 23 ocorrências 
• Atendimentos Pré-Hospitalares (APH): 21 
• Crianças perdidas: 11 casos 
• Afogamentos: 36 registros 
• Orientações aos banhistas: 5.214 
• Advertências preventivas: 2.063 

Mesmo com a atuação das equipes em todo o estado, o CBMRN confirmou três óbitos por afogamento durante a operação. Segundo a corporação, duas mortes ocorreram em águas doces e uma em água salgada.

Para lidar com o aumento das ocorrências, a Operação Verão 2026 conta com reforço no efetivo, ampliação das escalas de serviço e abertura de novos postos de guarda-vidas em pontos do litoral e em áreas com maior concentração de banhistas no Rio Grande do Norte.

Maduro se declara inocente de todas as acusações em audiência em Nova York.

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou-se inocente de todas as acusações durante audiência realizada nesta segunda-feira (5) em um tribunal federal de Nova York. Diante do juiz, Maduro afirmou que não cometeu nenhum dos crimes que lhe são atribuídos pela Justiça norte-americana.

“Sou um homem decente. Sou inocente. Não sou culpado de nada que é mencionado aqui”, disse o venezuelano durante a sessão. A esposa dele, Cilia Flores, que também foi capturada na operação dos Estados Unidos, acompanhou a audiência e igualmente se declarou inocente.

O juiz distrital Alvin Hellerstein, de 92 anos, que preside o caso, autorizou um pedido da defesa para que o casal receba a visita de um representante do Consulado da Venezuela enquanto estiver sob custódia.

Ao final da audiência, Hellerstein determinou que Nicolás Maduro volte a comparecer ao tribunal no próximo dia 17 de março, quando o processo terá novos desdobramentos.

Polícia Rodoviária Federal – PRF registra redução de acidentes e aumento de mortes durante a Operação Ano Novo no RN.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Ano Novo 2025/2026, realizada entre os dias 30 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, nas rodovias federais do Rio Grande do Norte.

A ação integra a Operação Rodovida 2025/2026, iniciativa nacional voltada à redução da violência no trânsito durante as festas de fim de ano, veraneio e Carnaval.

Durante o período da operação, foram registrados 25 acidentes, contra 30 no mesmo intervalo do ano anterior. Também foram contabilizadas 25 pessoas feridas, número inferior às 42 vítimas registradas anteriormente. 

No recorte dos sinistros mais graves, foram registrados 7 acidentes graves, enquanto, no ano anterior, haviam sido 12 ocorrências. Apesar da redução geral dos indicadores, foram registradas 5 mortes, frente a 3 no período anterior. Em termos percentuais, os dados representam reduções de 16,7% no total de acidentes, 21,7% nos acidentes com feridos, 40,5% no número de pessoas feridas e 41,7% nos acidentes graves.

Fiscalização e segurança viária

Ao longo da operação, a PRF intensificou as abordagens em pontos estratégicos das rodovias federais. Foram fiscalizados 2.320 veículos, 2.752 pessoas e 1.970 testes de alcoolemia. No período, foram lavradas 1.022 autuações por infrações diversas e 65 veículos foram recolhidos por irregularidades.

O controle de velocidade resultou na captura de 873 imagens de radar. As equipes também prestaram auxílio a usuários das rodovias e realizaram a retirada de 102 animais da pista, contribuindo para a prevenção de sinistros.

Entre as principais infrações flagradas, destacam-se:

64 pessoas sem o cinto de segurança;

* 18 crianças sem o uso do dispositivo de retenção adequado;

* 10 condutores ou passageiros de motocicletas sem capacete;

* 66 ultrapassagens indevidas.

Combate à criminalidade

No enfrentamento à criminalidade, foram registradas 7 ocorrências policiais, com 7 pessoas detidas por crimes gerais. Outras 2 pessoas foram detidas por embriaguez ao volante, sendo que uma delas se recusou a realizar o teste do etilômetro.

Durante as ações, duas armas de fogo e 30 munições foram apreendidas. As equipes realizaram 18 comandos de combate ao crime, reforçando a presença policial e o caráter preventivo da operação.

A Operação Ano Novo integra o planejamento da Operação Rodovida 2025/2026, que segue em andamento com ações educativas, fiscalizatórias e repressivas voltadas à preservação de vidas e à sePRFgurança viária. A PRF reforça o compromisso com a redução da violência no trânsito, o combate à criminalidade nas rodovias federais e a promoção da segurança pública.

Delcy Rodríguez toma posse na Assembleia Nacional da Venezuela.

Delcy Rodríguez tomou posse como presidente interina da Venezuela.

Ela foi a vice-presidente do país até a captura de Maduro e prestou juramento esta segunda-feira perante a Assembleia Nacional do país.

Entenda

Os Estados Unidos lançaram no sábado (3) “um ataque de grande escala contra a Venezuela”, que capturou Maduro e sua mulher, e anunciaram que vão governar o país até se concluir uma transição de poder.

Entretanto, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela entregou a presidência interina à vice-presidente executiva, Delcy Rodríguez, "de forma a garantir a continuidade administrativa e a defesa integral da nação".

Delcy Rodríguez é a primeira mulher na história do país a liderar o Executivo, já exigiu “a libertação imediata” de Nicolás Maduro, “o único presidente da Venezuela”, e condenou a operação militar dos Estados Unidos.

A comunidade internacional tem se dividido entre a condenação da ação dos Estados Unidos e o júbilo pela queda de Maduro.

Tubarão é flagrado a poucos metros de banhistas em Ponta Negra em Natal/RN.

Um tubarão foi avistado nas águas da praia de Ponta Negra, em Natal, nesta segunda-feira (5), próximo ao Morro do Careca. O registro chamou a atenção de banhistas e circulou rapidamente nas redes sociais, gerando curiosidade e apreensão entre quem estava no local.

As imagens, feitas com celular, mostram o animal nadando em um trecho raso do mar, a poucos metros da faixa de areia, em um dos pontos mais turísticos da capital potiguar. 

Um dos vídeos foi gravado pelo promotor de vendas Felipe Guimarães, que estava em Ponta Negra aproveitando o dia de folga. Segundo ele, o tubarão permaneceu próximo aos banhistas por poucos minutos e depois seguiu para uma área mais profunda, sem qualquer intervenção humana.

De acordo com o relato, ao perceberem a presença do animal, algumas pessoas saíram da água por precaução. Pescadores que estavam na praia informaram que se tratava de uma espécie considerada pouco agressiva.

Tentativa de assalto a caminhão termina com seis mortos na BR-116, na Grande Curitiba.

Um acidente envolvendo uma carreta e uma van deixou seis pessoas mortas e outras feridas na madrugada desta segunda-feira (5), na BR-116, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A batida aconteceu após a carreta, que havia sido assaltada, descer desgovernada de ré e tombar sobre a van.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 21 passageiros de Campo Largo estavam na van e retornavam de um culto em São Paulo. Não há informações sobre o número de feridos. 

O motorista da carreta relatou que trafegava no sentido São Paulo quando foi rendido por assaltantes. Os suspeitos chegaram em outro caminhão, abordaram o condutor e chegaram a efetuar disparos, mas ninguém foi atingido.  

Ainda segundo o motorista, após a abordagem, os assaltantes fizeram o retorno para o sentido Curitiba. Durante a ação, o sistema de bloqueio por satélite do veículo foi acionado, fazendo com que o caminhão parasse ainda no trecho de subida.

O condutor relatou ainda que os assaltantes ficaram nervosos e exigiram que ele fizesse o desbloqueio do dispositivo. Como o caminhoneiro não tinha acesso ao sistema, os suspeitos mandaram ele saltar do veículo, sem olhar pra trás. Depois, soltaram o freio de mão da carreta, que desceu de ré pela rodovia e atingiu a van que trafegava no sentido Curitiba.

A versão do caminhoneiro será investigada pela Polícia Civil (PC-PR). O delegado responsável pelo caso disse que está em "diligências iniciais".

Sinte-RN Regional de João Câmara retoma atendimento após recesso.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN), regional de João Câmara, informa que a sede estará aberta nesta segunda-feira, 05 de janeiro, com a retomada do atendimento ao público após o recesso de fim de ano.

A entidade volta a funcionar normalmente, ficando à disposição dos filiados e da população para esclarecimentos, orientações e demais atendimentos de rotina.

domingo, janeiro 04, 2026

Em comunicado, Brasil e mais cinco países condenam ataque à Venezuela.

Em comunicado conjunto divulgado neste domingo (4), Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai condenaram o ataque militar orquestrado pelos Estados Unidos contra a Venezuela. Eles manifestaram, ainda, grande preocupação com as ações militares conduzidas pelo presidente norte-americano Donald Trump.

Na nota, os governos dos seis países citam a gravidade das ações registradas na Venezuela e reafirmam sua adesão aos princípios previstos na Carta das Nações Unidas, documento que representa as aspirações e conquistas da humanidade em direção à paz. 

“Expressamos nossa profunda preocupação e repúdio às ações militares realizadas unilateralmente em território venezuelano, que contrariam princípios fundamentais do direito internacional, em particular a proibição do uso e da ameaça de força, e o respeito à soberania e à integridade territorial dos Estados, consagrados na Carta das Nações Unidas.” 

Ainda de acordo com o comunicado, os seis países avaliam que as ações constituem precedente “extremamente perigoso” para a paz e a segurança regional e colocam em risco a população civil.

“A situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, através do diálogo, da negociação e do respeito à vontade do povo venezuelano em todas as suas expressões, sem interferência externa e em conformidade com o direito internacional”. 

“Reafirmamos que somente um processo político inclusivo, liderado pelos venezuelanos, pode conduzir a uma solução democrática e sustentável que respeite a dignidade humana”, completou o comunicado conjunto, que reafirma a América Latina e o Caribe como uma zona de paz, “construída sobre o respeito mútuo, a solução pacífica de controvérsias e a não intervenção“.

Ao final da carta, os países signatários fazem um apelo à unidade regional que vá além das diferenças políticas diante de qualquer ação que ponha a estabilidade regional em risco.

Os países pedem ainda ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e aos Estados-membros de mecanismos multilaterais relevantes que ajudem a reduzir as tensões e a preservar a paz na região. 

“Manifestamos nossa preocupação a qualquer tentativa de controle governamental, administração ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos, que seja incompatível com o direito internacional e que ameace a estabilidade política, econômica e social da região”, concluiu o documento. 

Golfinhos encalham na praia da Redinha Nova em Natal/RN.

Dez golfinhos ficaram encalhados na tarde deste domingo (4), na praia da Redinha Nova, na zona Norte de Natal/RN, na altura da Barraca Maresia, conforme é possível ouvir na gravação feita por uma banhistas.

Segundo informações do Via Certa Natal, banhistas acionaram o Corpo de Bombeiros, mas antes da chegada da equipe, a própria população já havia conseguido ajudar os animais a voltar para o mar.

Maria Helena é o nome mais registrado no RN em 2025; veja top 10.

Pelo segundo ano consecutivo Maria Helena foi o nome mais registrado no Rio Grande do Norte. Em 2025 foram 454 registros do nome no estado. Em 2024, foram 324.

Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), responsável pela base que reúne registros de nascimento feitos em cartórios de todo o país.

No RN, dos dez nomes mais registrados – femininos e masculinos – 6 são nomes compostos. Além de Maria Helena, os nomes mais registrados no estado incluem Maria Cecília (298 registros), Maria Alice (246 registros) e João Miguel (238 registros).

Em todo o Brasil os nomes mais registrados foram Helena e Ravi.

10 nomes mais registrados no RN em 2025
Maria Helena – 454 registros
Maria Cecília – 298 registros
Maria Alice – 246 registros
João Miguel – 238 registros
Miguel – 208 registros
Maria Isis – 203 registros
Helena – 189 registros
Maite – 176 registros
Bernardo – 171 registros
Maria Liz – 167 registros

10 nomes masculinos mais registrados no RN em 2025
João Miguel – 238 Registros
Miguel – 208 Registros
Bernardo – 171 Registros
Theo – 164 Registros
Arthur – 163 Registros
Ravi – 157 Registros
Davi – 149 Registros
Samuel – 146 Registros
José Miguel – 135 Registros
Benício – 131 Registros

10 nomes femininos mais registrados no RN em 2025
Maria Helena – 454 Registros
Maria Cecília – 298 Registros
Maria Alice – 246 Registros
Maria Isis – 203 Registros
Helena – 189 Registros
Maite – 176 Registros
Maria Liz – 167 Registros
Ana Liz – 163 Registros
Aurora – 160 Registros
Maria Julia – 153 Registros.

UFRN se destaca no Sisu 2026 e aparece entre as universidades com mais vagas do país.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), terá a Pedagogia como o curso com maior oferta de vagas para este ano de 2026, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação. No total, o processo seletivo irá disponibilizar 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de graduação, ofertados por 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.

Entre as universidades com maior participação no Sisu 2026, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aparece em posição de destaque, figurando entre as dez instituições com mais vagas ofertadas no Brasil.

Em relação aos cursos, logo atrás de Pedagogia, aparecem Administração e Matemática, que também concentram grande volume de oportunidades na próxima edição do Sisu. Juntas, as três áreas lideram o ranking nacional de vagas e reforçam a forte presença das licenciaturas e das ciências básicas no sistema.

Defesa Civil do RJ alerta para chuvas intensas no estado até segunda.

A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro emitiu neste domingo (4) alerta para a ocorrência de chuvas intensas com raios em todos os municípios fluminenses, em razão da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). O aviso é válido das 8h deste domingo (4) até as 6h de segunda-feira (5).

De acordo com a Defesa Civil e o Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ), estão previstas pancadas isoladas de chuva de intensidade moderada a forte.

A orientação é que a população acompanhe as atualizações dos órgãos oficiais e que siga as recomendações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal. Em caso de emergência, os telefones 199 ou 193 devem ser acionados.

O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) informou neste domingo (4) que o município do Rio de Janeiro entrou no Estágio 2 às 8h07, devido a registros de chuva e vento forte na região do maciço da Tijuca, que compreende a Floresta da Tijuca.

De acordo com o Sistema Alerta Rio, núcleos que atuavam na região do Centro, zona norte e Baía de Guanabara perderam intensidade no início da tarde. Outros núcleos isolados permanecem atuando sobre a zona sudoeste e sobre o Maciço da Tijuca. Há previsão de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento.

A Defesa Civil do município do Rio acionou, às 8h deste domingo, três sirenes na comunidade da Formiga, na zona norte do Rio, por conta do grande volume de chuva. Às 9h15, as sirenes foram silenciadas, após ausência de registro de chuva forte. O Sistema de Alerta e Alarme conta com 164 equipamentos em 103 comunidades da cidade.

Na Região Serrana do Rio de Janeiro, a Defesa Civil de Petrópolis emitiu, às 11h35 deste domingo (4), um alerta via SMS para a previsão de chuva moderada a forte, podendo vir acompanhada de raios e rajadas de vento na cidade.

Forças Armadas da Venezuela reconhecem vice como presidente interina.

As Forças Armadas venezuelanas reconheceram neste domingo (4) a vice-presidente do país, Delcy Rodríguez, como presidente interina da Venezuela.

Em vídeo, o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, também rechaçou a intervenção norte-americana no país e exigiu a libertação do presidente Nicolas Maduro, capturado pelo governo dos Estados Unidos. López avaliou que o ataque representa “uma ameaça global”.

“Se hoje foi contra a Venezuela, amanhã pode ser contra qualquer Estado, contra qualquer país”. 

“Rechaçamos essa pretensão colonialista que se deseja implementar, sob o espírito da doutrina Monroe, sobre a América Latina e o Caribe”, disse o ministro, ao pedir ao povo da Venezuela que retome suas atividades ao longo dos próximos dias. 

O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ, na sigla em espanhol) já havia decidido que Delcy Rodríguez deveria assumir a presidência interina do país, após a captura do líder Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.

Maduro deve comparecer a tribunal de Nova York nesta segunda-feira (5).

O ditador venezuelano Nicolás Maduro deve comparecer nesta segunda-feira (5), às 14h (horário de Brasília), a um tribunal federal em Nova York.

A audiência será conduzida pelo juiz distrital Alvin Hellerstein, do Tribunal do Distrito Sul de Nova York.

No sábado (3), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos apresentou uma nova acusação contra Maduro, que integra um processo criminal por tráfico de drogas em andamento há cerca de 15 anos.

Segundo os promotores, o líder venezuelano e seus aliados teriam transformado instituições do Estado em um sistema de corrupção financiado pelo narcotráfico.

Responsável pelo caso há mais de uma década, Hellerstein, de 92 anos, é um magistrado experiente e indicado ao cargo pelo ex-presidente Bill Clinton.

Cerca de 300 mil idosos brasileiros têm algum grau de TEA, diz estudo.

A prevalência autodeclarada de Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre indivíduos com 60 anos ou mais é 0,86%, o que corresponde a aproximadamente 306.836 pessoas. A taxa é ligeiramente maior entre os homens (0,94%) em comparação com as mulheres (0,81%).

A análise feita pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com base no Censo Demográfico de 2022.

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70 milhões de pessoas no mundo inteiro vivem com algum grau de TEA, condição do neurodesenvolvimento caracterizada por dificuldades persistentes na comunicação e na interação social.

Embora o TEA seja tipicamente diagnosticado e manifeste seus sinais durante a infância, trata-se de uma condição que permanece ao longo da vida. Em adultos mais velhos o reconhecimento ainda é limitado, tanto no diagnóstico quanto ao acesso a terapias adequadas.

“Do ponto de vista das políticas públicas de saúde, esses dados reforçam a importância de desenvolver estratégias para a identificação e o apoio a adultos mais velhos com TEA. A prevalência tem crescido nos últimos anos, porém a literatura científica nacional e internacional ainda é escassa em relação ao que se sabe sobre o TEA no contexto do envelhecimento”, afirmou a pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na PUCPR, Uiara Raiana Vargas de Castro Oliveira Ribeiro.

Segundo a pesquisadora, pessoas que envelhecem no espectro tendem a apresentar redução na expectativa de vida e alta prevalência de comorbidades psiquiátricas, como ansiedade e depressão, além de maior risco de declínio cognitivo e de condições clínicas, incluindo taxas mais elevadas de doenças cardiovasculares e disfunções metabólicas.

“Dificuldades na comunicação, sobrecarga sensorial e rigidez de comportamento podem dificultar ainda mais o acesso à saúde dessa população. Portanto, o conhecimento em torno da prevalência do TEA em pessoas idosas no Brasil é o primeiro passo para compreender suas necessidades e assim subsidiar políticas públicas direcionadas a este público”, disse.

Acidente com vítima fatal nas proximidades do município de São Paulo do Potengi/RN.

Um grave acidente de trânsito com uma vítima fatal foi registrado nas proximidades do município de São Paulo do Potengi/RN na noite de ontem sábado, 03 de janeiro. 

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a vítima trafegava em sua motocicleta no sentido São Tomé/RN com destino ao trevo de acesso à cidade de São Paulo do Potengi, quando perdeu o controle do veículo e colidiu contra um meio-fio.  

Com o impacto, ele morreu ainda no local. A vítima residia na cidade de Santa Cruz/RN. 

O acidente reforça o alerta para os cuidados no trânsito, especialmente nas rodovias do interior do estado. 

RN termina 2025 com alta nos casos de feminicídios.

O Rio Grande do Norte encerrou o ano de 2025 com aumento no número de casos de feminicídios. Foram 21 mulheres assassinadas, duas a mais do que os 19 casos registrados em 2024. 

Além disso, as 76 tentativas de feminicídio registradas nesse último ano também superam os 67 registros de 2024. Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine).

Os casos de feminicídio no Rio Grande do Norte seguem uma tendência de crescimento, apesar dos dados gerais apontarem para uma redução da violência no estado. Em 2020 foram registrados 13 casos de feminicídios, 20 em 2021, 18 em 2022, 24 em 2023 e 19 em 2024.

Já os dados mais recentes mostram que o Rio Grande do Norte teve queda de 31% nos roubos a estabelecimentos comerciais, que passaram de 1.060 para 729 entre 2023 e 2024. Também foi registrada queda de 16%, nos roubos a residência, que passaram de 1.021 para 856 nesse mesmo período. Já o roubo a transeuntes caiu 17%, passando de 9.656 para 7.992 casos entre 2023 e 2024. Os dados de 2025 ainda serão divulgados.

No Brasil, quatro mulheres são assassinadas por dia, segundo o Mapa da Segurança Pública de 2025. Ao todo, foram 1.459 vítimas em 2024 diante de 1.449 em 2023.

Corpo de Bombeiros do RN abre dia 07 inscrições para o Programa Bombeiro Mirim.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) abre, a partir do dia 7 de janeiro, as inscrições para o Programa Bombeiro Mirim (PBM), iniciativa voltada à formação cidadã de crianças por meio de atividades educativas e práticas.

O programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social e pessoal dos participantes, promovendo valores como civismo, ética, disciplina, respeito e solidariedade. Durante as atividades, as crianças recebem noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes, educação ambiental e convivência em grupo, sempre de forma lúdica e adequada à faixa etária.

Nesta edição, estão sendo oferecidas 52 vagas, sendo 26 para o turno matutino e 26 para o vespertino. Podem participar meninos e meninas nascidos nos anos de 2014 e 2015, que estejam regularmente matriculados em escola pública ou privada.

As inscrições seguem até o dia 28 de janeiro. O Programa Bombeiro Mirim é reconhecido como uma importante ferramenta de inclusão social e aproximação entre o Corpo de Bombeiros e a comunidade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.