sexta-feira, maio 04, 2012

Estudo indica que falta de exposição ao sol pode causar miopia.

Trocar atividades ao ar livre por estudos e brincadeiras em ambientes fechados explicaria porque nove entre dez jovens prestes a deixar a escola nas grandes cidades da Ásia são míopes, afirmam os autores de um estudo que será publicado nesta sexta-feira.

Nem fatores genéticos, nem o aumento de atividades como a leitura e a escrita deveriam ser culpados, sugerem os autores da pesquisa, mas apenas a falta de exposição ao sol.

Acredita-se que a exposição aos raios solares estimule a produção de dopamina, substância que evita que o olho cresça alongado, distorcendo o foco de luz que entra no globo ocular.

"Está bem claro que é a luz brilhante que estimula a liberação de dopamina que previne a miopia", explicou o pesquisador Ian Morgan, da Universidade Nacional Australiana, a respeito das descobertas, publicadas na revista médica The Lancet.

Por ora, o estudante médio de ensino básico de Cingapura, onde nove em dez adultos são míopes, passam apenas 30 minutos ao ar livre todos os dias, enquanto na Austrália, onde a prevalência de miopia entre crianças de origem europeia é de cerca de 10%, os estudantes passam cerca de três horas em ambientes externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário