sexta-feira, junho 22, 2012

TAM e LAN concluem união e criam gigante da aviação.

As companhias aéreas TAM e LAN concluíram uma operação de troca de ações nesta sexta-feira, última etapa para a formação de uma das 10 maiores empresas do setor no mundo e uma gigante latino-americana com faturamento anual de mais de 13 bilhões de dólares.

A operação foi concluída com uma adesão de 99,9% dos acionistas da TAM participantes da oferta, que aceitaram trocar suas ações por um recibo que equivale a 0,9 ação da LAN. Após a permuta, a TAM, cujas origens remontam a 1961 com a criação da Táxi Aéreo Marília, fecha seu capital no Brasil.

Com a troca de ações, que acontece cerca de dois anos depois do primeiro anúncio de união de TAM e LAN, as empresas criarão a Latam Airlines Group, prevendo sinergias de $ 170 milhões a $ 200 milhões nos primeiros 12 meses após a conclusão da operação.

O montante chegará a cerca de $ 600 milhões a $ 700 milhões que serão alcançados totalmente durante o quarto ano, após concluída a associação, informaram as empresas em comunicado.

Do total de sinergias, cerca de 60% virá de aumento na receita nos negócios com passageiros e carga por conta da associação, enquanto o restante será gerado por economias de custo. As empresas não informaram que medidas podem tomar para obter esse percentual.

A união das companhias acontece em um momento em que o altos custos com combustíveis e a fraqueza da economia global tem incentivado consolidação do setor. No Brasil, mais recentemente, a indústria viu a compra da Webjet pela Gol no final de 2011 e no fim de maio Azul e Trip anunciaram uma fusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário