quinta-feira, junho 26, 2014

Bebê nasce com órgãos expostos; mãe faz apelo nas redes sociais.

A mãe de um bebê recém-nascido está usando as redes sociais para pedir uma cirurgia para o filho, que aguarda há 11 dias pelo procedimento na rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. O bebê nasceu com os órgãos expostos. Segundo Andreza Raclene, que tem 18 anos, o filho dela foi diagnosticado com meningomielocele sacral - uma má formação congênita que se caracteriza por um fechamento incompleto do tubo neural, tecido que dá origem a coluna vertebral; além de onfalocele, outro tipo de má formação que atinge a parede abdominal e deixa os órgãos internos expostos. Os dois problemas causaram ainda uma hidrocefalia - acúmulo de líquido na cavidade craniana. "Por causa da abertura no corpo e posição dos órgãos, ainda não foi possível saber o sexo do bebê", disse a mãe.

A Secretaria Estadual de Saúde informou por meio de sua assessoria de imprensa, que já tomou conhecimento do caso e que a cirurgia será feita assim que possível.

Andreza conta que a criança deveria ter feito a cirurgia logo após o parto, no dia 15 deste mês, mas desde então o procedimento ainda não foi realizado. Ela contou que a criança foi diagnosticada com o problema ainda durante o pré-natal. "Fiz um ultra-som em Mossoró e lá foi diagnosticado esse problema. O médico me encaminhou para a maternidade Januário Cicco, em Natal, onde todo mês eu passava por uma consulta para acompanhar a gestação", explicou. Andreza é dona de casa e mora na cidade de Grossos, na região Oeste do estado.

á em Natal, Andreza foi informada pela equipe médica de que teria que realizar uma cesariana e que logo após o parto a criança passaria por uma cirurgia para corrigir as más formações. "Minha cesariana estava marcada para o dia 25 deste mês, mas tive um sangramento 10 dias antes e o parto precisou ser antecipado. A cirurgia estava prevista para o dia 25, assim que a criança nascesse, pois é um caso de alto risco. Contudo, já fazem 11 dias que meu filho nasceu e o procedimento ainda não foi realizado", lamentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário