quarta-feira, outubro 29, 2014

Samu-RN capacita condutores das motolâncias.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU192 RN) e o SAMU Natal realizam até esta sexta-feira (31) uma capacitação para condutores das motolâncias. A capacitação teve início nesta segunda-feira (27) e acontece no município de Pium, em uma pista cedida para a realização do curso.

As aulas abordam a direção defensiva, legislação, comportamento no trânsito e técnicas de agilidade. Técnicos designados pelo Ministério da Saúde buscam capacitar os 18 condutores para o acesso rápido e seguro aos locais de ocorrência.

“São montados vários circuitos complexos para que o piloto possa dominar as técnicas de agilidade com segurança, também faremos circuitos off road, com cascalho e areia”, explica o técnico em enfermagem Jair Gois, do SAMU Natal. As motolâncias são usadas em situações nas quais a ambulância tem dificuldade de chegar rápido, como em casos de grandes congestionamentos, ou em locais de difícil acesso, como dunas, trilhas e escadarias. Os condutores são técnicos em enfermagem e atuam em dupla para garantir o atendimento mais rápido, realizando os primeiros socorros às vítimas até que a ambulância esteja no local da ocorrência.

“As motolâncias dispõem de praticamente todos os recursos das ambulâncias, com exceção da prancha e do equipamento de imobilização da coluna, que pelo tamanho não podem ser transportados em uma moto”, explica Jair Gois. Os condutores (pilotos) são técnicos em enfermagem e atuam diretamente no atendimento às vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário