quarta-feira, junho 08, 2016

RN tem cerca de 500 bebês com cardiopatia congênita por ano.

O deputado estadual Jacó Jácome (PSD) realizará audiência pública para discutir a Cardiopatia Congênita, por meio da Assembleia Legislativa do RN, nesta sexta-feira (10), às 9h. Serão debatidas as questões referentes aos atendimentos do sistema de saúde potiguar aos cardiopatas, bem como os problemas referentes a neonatologia. A Audiência acontecerá em meio a Semana Nacional da Cardiopatia Congênita.

No Rio Grande do Norte, nascem por ano cerca de 500 bebês cardiopatas. Destes, cerca de 40% têm diagnóstico, atendimento e cirurgia. A Cardiopatia Congênita, cujo dia no Brasil é destacado em 12 de junho, é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê.

Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde. Trata-se do defeito congênito mais comum e uma das principais causas de óbitos relacionadas às malformações congênitas.

Em território nacional nascem aproximadamente 28 mil crianças com problemas cardíacos por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos vivos 1 é cardiopata. Desses, pelo menos 23 mil necessitarão de uma cirurgia cardíaca, mas cerca de 18 mil (78%) não recebem o tratamento, principalmente por falta de diagnóstico ou vagas na rede pública.

Faz-se necessário que as maternidades públicas do RN ( e hospitais- maternidade privados) tenham aparelhos  de ecografia, para que os exames nos recém nascidos possam ser feitos em seus leitos, sem que seja necessário transportá-los (o que ocorre hoje) arriscando suas frágeis  vidas. O exame do coraçãozinho precisa tornar-se obrigatório – de fato – na rede pública e privada.

A audiência constará com a participação da AMICO que é reconhecida de Utilidade Pública Municipal conforme publicação no Diário Oficial do Município em 19/11/2009, Utilidade Pública Estadual Nº 9.263 publicada no Diário Oficial do Estado em 20/11/2009 e Utilidade Pública Federal sob a Portaria Nº 2.247, de 25 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário